Oportunidade: Seplad divulga banca organizadora do concurso público da Polícia Militar do Pará

Aos concurseiros de plantão que desejam seguir carreira militar a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) divulgou, nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial do Estado (DOE), a banca que executará o certame do concurso público da Polícia Militar do Pará (PMPA). A empresa organizadora será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Remuneração e estabilidade

A notícia caiu como uma luva para quem busca no início de sua trajetória profissional a estabilidade financeira e possibilidade de crescimento, benefícios que muitos dos concursos militares proporcionam logo no ingresso da instituição.

Esses benefícios presentes nas carreiras militares têm atraído jovens que estudam, inclusive, para outros certames públicos.

Caixa, Poder Executivo, Judiciário, Polícia Civil, Militar e Federal são apenas alguns dos concursos mais desejados e concorridos de todo o país.

Além da possibilidade de ingressar em um cargo de prestígio, muitos concurseiros vêem nesses certames os bons salários e a estabilidade profissional que apenas o setor público proporciona.

Entretanto, para ingressar nesses cargos é preciso atender a alguns requisitos básicos como idade mínima, cursos de ensino superior, dentre outros.

A banca organizadora Cebraspe será a responsável pela prestação de serviços de planejamento, organização, realização, processamento e resultado final para homologação de concurso público e seleção de candidatos para o provimento de vagas e formação de cadastro reserva, assim como toda e qualquer logística necessária à execução dos serviços.

A realização do concurso na área de segurança faz parte do compromisso da atual gestão, com a população paraense, em garantir uma prestação de serviço com qualidade, além de resultar em mais segurança e melhorias ao Estado.

“Muitos aspiram uma vaga na Polícia Militar, por isso trabalhamos sem medir esforços e seguindo o cronograma para a realização deste importante concurso, que vai oportunizar o ingresso de novos policiais na segurança pública. Agora que já temos nossa banca escolhida, o próximo passo será a elaboração do edital do concurso com todas as informações necessárias. O edital será publicado posteriormente no diário oficial do Estado (DOE),  e em seguida publicado no site da banca organizadora. Estamos seguindo todos os dispositivos legais para que o processo ocorra com celeridade e transparência”, explicou Elieth Braga, secretária de Planejamento e Administração.

O último concurso público da PMPA foi iniciado no ano de 2020 e ofereceu 2.405 vagas, sendo 2.310 para praças e 95 para oficiais, porém, em 2022 foram convocados mais 732 candidatos, totalizando 3.137 alunos em formação.

Todas as informações oficiais sobre o concurso serão divulgadas pelos canais de comunicação do Governo do Estado e da Seplad.

VAGAS

O concurso prevê o preenchimento de 4.400 vagas, com cadastro reserva, para o Curso de formação de praças (CFP) e curso de formação de oficiais (CFO) da Polícia Militar do Pará.