A poucos dias do encerramento da campanha de imunização contra a Influenza A, pacientes denunciam a falta de vacina contra o vírus H1N1 em muitos postos de Belém e Ananindeua, na região metropolitana de Belém. O G1 entrou em contato com a Sesma e aguarda posicionamento.
Na capital, muitos moradores contam que tiveram que percorrer muitas unidades de saúde para garantir a vacinação, como é o caso do aposentado Luiz Souza, de 66 anos.
“Procurei a vacina nas unidades perto da minha casa, no bairro do Parque Verde, há duas semanas, mas não havia nem no posto do Maguari e nem do Satélite. Só vim conseguir me vacinar nesta semana em um posto do centro”, afirma.
O mesmo problema estaria sendo enfrentado pela comunidade que tem procurado pelo serviço em dois postos de saúde no bairro da Marambaia.
Já em Ananindeua, muitas pessoas reclamam que estão voltando para casa sem conseguir a imunização, como no posto de saúde do conjunto Cidade Nova VIII, onde a vacina teria acabado na última segunda-feira (9).
Os pacientes contam ainda que teriam recebido a orientação de funcionários para que procurassem as unidades de Belém para garantir a proteção contra o vírus.
Fonte: G1