O governador do Pará, Helder Barbalho, entregou na noite desta terça-feira, 4, em mais uma ação do programa de governo, “Regulariza Pará”, 970 títulos individuais de terras a moradores do município de Igarapé-Açu, no nordeste paraense. A iniciativa, realizada por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), tem levado às famílias de agricultores de todo o Estado, segurança jurídica sobre as suas propriedades. No município paraense, diversas comunidades rurais foram beneficiadas com a ação, que representa a concretização de uma política de regularização fundiária efetiva, cujo objetivo é assegurar o direito de propriedade, seja rural ou urbana, e a segurança jurídica das famílias, além de combater a violência no campo, o desmatamento ilegal e a grilagem de terras.
Durante o evento, Helder Barbalho ressaltou a importância do momento e afirmou que esta foi a maior entrega de títulos de terra concedidos de uma só vez ao município de Igarapé-Açu.
“Isso significa paz no campo e segurança jurídica às famílias de todos os beneficiados. De agora em diante, ninguém poderá tirá-los da terra, que é um direito de cada um. Com esse título, cada proprietário poderá buscar um banco para conseguir um crédito e aumentar a produção, poderá avançar nos investimentos porque está dentro do próprio patrimônio, que é fruto do suor e das mãos calejadas de cada um. A força da agricultura é a principal geradora de emprego e renda na região e tem que ser valorizada. Por isso, parabenizo a todos que estão recebendo o título pelas mãos do Iterpa, do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Igarapé-Açu”, pontuou o governador.
Para o prefeito de Igarapé-Açu, Normando Riachão, todas as entregas realizadas pelo Governo do Estado no município refletirão na melhoria da qualidade de vida dos moradores, seja no aspecto patrimonial, econômico, social ou ambiental.“Para nós é uma grande satisfação receber o governador Helder Barbalho, que está realizando muitos sonhos da nossa população. O município de Igarapé-Açu tem muito prazer e honra em construir essa parceria com o Governo do Estado, que, por meio de diversas entregas, está beneficiando mais de mil famílias da nossa cidade, que, por isso, recebe um dia de festa e de comemoração”, frisou.
Outra moradora que está muito feliz com a entrega do documento é dona Fátima Socorro Camara que afirma que com o título em mãos, o sentimento é de alívio. “Alívio Tota! Estou muito feliz, por estar há tanto tempo morando lá e agora tendo essa dádiva de receber o documento garantindo nossos direitos para caso a gente um dia queira vender poder fazer tudo em segurança”, afirma a moradora.
“O terreno era dos meus pais e quando eles faleceram e foi dividido entre minha irmã e eu. Agora estou realizando o meu sonho de ter minha própria terra, ver aquilo que agora é da gente, é um sonho”, relatou Maria do Socorro da Silva após receber o documento do Estado.