Pará: Presidente Lula abre a Cúpula da Amazônia que acontece em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva; ministros de Estado; o governador do Pará, Helder Barbalho, e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, abriram, nesta terça-feira (8), em Belém, a Cúpula da Amazônia, que reúne representantes dos oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, com o intuito de discutir e propor políticas públicas comuns para a região.

Ao iniciar a Cúpula, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que estamos passando por um momento de “severo agravamento da crise climática” e avaliou que nunca foi tão urgente retomar e ampliar a cooperação entre países da região. Lula se referiu à Amazônia como patrimônio comum desses países e lembrou que, desde a assinatura do Tratado de Cooperação da Amazônia, em 1978, os chefes de Estado só se encontraram três vezes, em 1989, em 1992 e em 2009, todas em Manaus.

Cúpula da Amazônia – Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

“Há 14 anos que não nos reuníamos. É a primeira vez que o fazemos aqui no Pará e a primeira vez num contexto de severo agravamento da crise climática. Nunca foi tão urgente retomar e ampliar essa cooperação. Os desafios da nossa era e as oportunidades que surgem demandam ação conjunta”, frisou.

Cúpula da Amazônia – Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

O presidente também destacou os principais objetivos do encontro, que envolvem a discussão e promoção de uma nova visão de desenvolvimento sustentável e inclusivo na região; o fortalecimento da OTCA e o fortalecimento do lugar dos países detentores de florestas tropicais na agenda global. “O fato de estarmos todos juntos aqui, governo, sociedade civil e academia, estados e municípios, parlamentares e lideranças reflete a nossa intenção de trabalhar por esses três grandes objetivos”, pontuou.

Texto: Elk Oliveira / Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará