A Vila de Ajuruteua, localizada a 36 km de Bragança, foi um dos locais mais procurados pela população neste sábado (27), com movimentação intensa na orla e na praia banhada pelas águas salgadas do litoral amazônico. Para garantir a tranquilidade de quem escolheu a localidade para aproveitar o último final de semana do mês, as equipes de segurança integradas e sob supervisão da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) estão em ação, tanto na faixa de areia da praia, no ordenamento do trânsito na orla e também no monitoramento a partir do Centro Integrado de Comando e Móvel Móvel (CICCM) instalado no local, para garantir a segurança da população.
No CICCM instalado na orla em frente a praia, os pontos focais das forças de segurança reuniram-se na tarde deste sábado (27) para um briefing de alinhamento das atividades que estão sendo desempenhadas. No local, as ações de segurança na região são alinhadas e as principais informações concentradas, a fim de serem difundidas para os agentes que estão atuando nas ações ostensivas e preventivas, além de garantir a agilidade no registro de ocorrências, o monitoramento das câmeras de videomonitoramento que observa a movimentação dos frequentadores e banhistas na praia.
Segundo o secretário adjunto de gestão operacional, Luciano de Oliveira, a instalação do CICC móvel na vila tem como principal objetivo, inibir práticas criminosas, integrar os pontos focais para alinhamento e monitorar as ações realizadas na área.
“Dentro do planejamento da Secretaria de Segurança Pública para a Operação Verão 2024 foram elaboradas diversas frentes de atuação. Em especial, na Vila de Ajuruteua, por ocasião da movimentação que a localidade recebe nessa época do ano, trouxemos o Centro Integrado para garantir a segurança, a integração dos órgãos e o atendimento à população em casos de ocorrências sem precisar deslocar mais de 30 km até o batalhão e delegacia da cidade de Bragança, então assim, garantimos uma assistência e atendimento imediato, se necessário”, informou.
Prevenção – Para quem foi a praia de Ajuruteua neste sábado, equipes da Defesa Civil fizeram a distribuição de 450 pulseiras de identificação para crianças com o nome e contato dos responsáveis, para facilitar o contato em caso de perdas, além de 748 orientações de prevenção a banhistas, a fim de prevenir e evitar acidentes. Os Guarda-vidas registraram dois acidentes com animais marinhos, sem grandes intercorrências.
Joyce Costa, estudante de enfermagem, moradora de Augusto Corrêa, escolheu a vila de pescadores para passar o final de semana com o marido e ao chegar já recebeu orientação da Defesa Civil quanto a maré e os cuidados importantes. “Para nós que estamos a passeio é essencial esse trabalho dos bombeiros e todos os policiais na área, pois nos sentimos muito mais protegidos. Eles nos abordaram logo na entrada da orla, deram orientações e até lixeirinha para o lixo para que nada seja descartado na via e na praia, e todo esse trabalho até educativo é muito importante. Estão de parabéns”, afirmou.
Foto: Ascom/SegupPara o coordenador do CICCM, coronel Wellington Magalhães, todo o sistema está empenhado nas ações para assegurar um veraneio com tranquilidade. “Todos os órgãos integrados estão trabalhando nas suas atividades, para garantir o bem-estar da população que veio até Bragança e Ajuruteua. Estamos aqui para que a população possa aproveitar sem intercorrências, mas que se precisar, poderá contar conosco”, afirmou.
Operação Verão – As ações da Operação Verão 2024, seguem de forma integrada com mais de 5,6 mil agentes da Segup, Polícias Militar, Civil e Científica, Detran, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e SEAP, reforçando a segurança em 92 localidades paraenses.