Parauapebas: 1º Congresso de Direito Penal da Fadesa

Neste dia 14, a Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Fadesa) deu início ao 1º Congresso de Direito Penal da Faculdade juntamente com os alunos da Liga Acadêmica de Direito Penal e Humanos da Fadesa (Ladph), com uma programação ampla e diversificada, trazendo opiniões e temas relevantes dentro da seara criminal, esta edição contará com 6 mesas reunindo grandes personalidades que compartilharão conhecimento durante 3 dias de Congresso.

O evento vai do dia 14 a 16 de Maio, trazendo personalidades não só do município, como de todo o Brasil. Um exemplo disto foi a noite do dia 14 que a personalidade que abrilhantou o evento, foi ninguém mais, nem menos que o Advogado Criminalista, Américo Leal com mais de 50 anos de Jurí.

Ele é conhecido por inúmeros julgamentos de repercussão nacional e internacional, incluindo casos como Eldorado dos Carajás, Assassinato da irmã Dorothy Stang, Emasculados de Altamira, Caso do Goleiro Bruno, e atualmente está na defesa dos pescadores acusados da morte do indianista Bruno e o jornalista inglês Dom Philips.

 

E trouxe uma palestra lotada de conhecimento sobre o tema ‘No caminho da justiça: Do inquérito policial ao plenário do Júri’ Mostrando a dificuldade do advogado criminalista nos processos, além de sua vasta experiência em diversos casos; os quais detalhou durante a palestra.

Além da brilhante palestra, o Dr. Américo Leal ainda disse em entrevista para o Portal Carajás – O Jornal que o Congresso vem para um desenvolvimento ainda maior do aluno que tem a oportunidade de assisti-lo e absorver conhecimento.

(Advogado Criminalista – Américo Leal)

“O aluno é uma peça necessária e ele deve ser sempre alimentado de bons fluídos e incentivo para que ele possa amanhã, desenvolver a atividade advocatícia quando se formar com conhecimento, coragem, destemor em defesa do constituinte dele na advocacia criminal, assim como na advocacia cível” Disse o Dr. Leal.

Ainda contou da expectativa dos Congressos para a sociedade do município de Parauapebas..

“Esperamos que venham mais outros congressos e daqui a 30, 40 anos, esses congressos estejam solidificados na sociedade de Parauapebas e a Fadesa sendo o exemplo de primeiro passo”.

(Advogada Criminalista – Rafaela Santtis)

O evento também contou com a presença da Advogada Criminalista, Rafaela Santtis, especialista em crimes sexuais trazendo o tema ‘As faces multidisciplinares do direito penal na contemporâneidade’.

Mostrando a importância da multidisciplinariedade, Desafios e Tendências do Direito Penal na Contemporaneidade, além das suas experiências em casos principalmente da área de crimes sexuais.

(Homenagem do Diretor da Fadesa, Maurício Braga ao Dr. Américo Leal)