Parauapebas: 23º BPM realiza formatura do IV Curso de Ações Águia de Motopatrulhamento e V Curso de Escolta Policial Militar

Nesta quinta-feira o 23º Batalhão de Polícia Militar de Parauapebas, sudeste do Pará, realizou a formatura do IV Curso de Ações Águia de Motopatrulhamento e V Curso de Escolta Policial Militar (CPRXIV) dos militares que realizaram o curso no município.

O evento foi realizado nas dependências da Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades municipais e estadual, além do Comandante Geral da Polícia Militar do Pará que na ocasião o comandante geral da Polícia Militar recebeu uma breve homenagem das mãos do comandante do Comando de Policiamento Regional XIV ( CPR), Coronel Gledson Melo.

(Coronel PM Gledson Melo – Coronel José Dilson Melo Júnior)

No total 30 militares se integraram ao curso, mas apenas 22 policiais conseguiram chegar à reta final do treinamento que exigiu esforço, dedicação e empenho dos militares. Os guerreiros precisaram passar por desafios no período de 60 dias que os qualificaram aptos para exercer seu trabalho nas ruas no combate à criminalidade.

O patrulhamento sob duas rodas é um investimento que proporciona um trabalho eficaz na garantia da segurança pública, a motocicleta chega a locais onde as viaturas automotivas não conseguem adentrar, facilitando o acesso em áreas onde somente é possível com o uso de motos. Em Parauapebas, o motopatrulhamento já existe e o treinamento veio para aprimorar essa atuação eficaz no combate à criminalidade.

Para o Coronel Gledson Melo, Comandante do CPR XIV o trabalho desenvolvido com os militares do 23ºBPM irá garantir policiais mais eficazes e preparados para desempenhar sua função nas ruas do município. O coronel se mostrou satisfeito e destacou a importância dos investimentos realizados na segurança pública, o que irá refletir nas ruas nos trabalhos desenvolvidos na garantia da segurança dos cidadãos de bem.

(Coronel PM Gledson Melo, Comandante do CPR XIV )

“É uma satisfação muito grande, o CPR XIV finalizando esse primeiro curso aqui na região, esses soldados passaram 60 dias intensos, passando por diversas situações, várias simulações que acontecem na vida real. E apesar do grupamento de motopatrulhamento já ter uma produtividade muito alta, eles ainda não tinham a capacitação e doutrina, uma qualificação que é necessária, eles encerram agora eficazes e prontos para combater o mal.” Frisou.

Na oportunidade o Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, destacou os investimentos feitos pelo governo do estado na segurança pública nos municípios paraenses, onde já foram mais de 60 mil capacitações realizadas na Polícia Militar do Pará.

(Coronel José Dilson – Comandante Geral da Polícia Militar do Pará)

“É a representação de um trabalho que começou em janeiro de 2019, onde houve o investimento muito grande do Governador Helder Barbalho, nas corporações, principalmente na polícia militar, de 2019 para cá, foram mais de 60 mil capacitações. Com técnica de manuseio, treinamento e proteção. Conhecimentos que vão ser utilizados no dia a dia do polícia e que vão possibilitar que nossa tropa preste um serviço de excelência.”  Destacou o Coronel José Dilson.

Ainda segundo o Comando Geral da PM, o estado conta hoje com mais de 18 mil militares atuando nas ruas dos 144 municípios paraenses, e a meta é ampliar o efetivo para 22 mil policiais militares, para isso, o governo está investindo no concurso público que trará mais de 4.400 vagas.  A qualificação repassada aos 22 PMs durante o IV Curso de Ações Águia de Motopatrulhamento e V Curso de Escolta Policial Militar, havia sido aplicada até então em apenas duas cidades que receberam o aprimoramento, sendo Parauapebas a terceira a ser beneficiada com o curso. O coronel também pontuou que a expectativa é futuramente que outras cidades recebam o treinamento.

“Parauapebas foi a terceira cidade do estado a receber o curso e a expectativa é aumentar com esse novo concurso, que trará mais 4.400 policiais. Hoje, o nosso efetivo é de 18 mil policiais e a meta é ultrapassar os 22 mil e com isso criar também outros grupamentos de motos, não só nas cidades pólos, mas também em cidades menores do Pará”

Durante a formatura os três militares que se destacaram durante o curso foram agraciados com o troféu de reconhecimento pela atuação e empenho durante o treinamento. Na ocasião as autoridades presentes no evento entregaram aos formandos o Breves, broche que tem a função de reconhecer os treinamentos e qualificações dos militares, além do certificado de encerramento dos cursos.

O momento também foi realizado pelos familiares dos participantes que marcaram presença no evento e acompanharam de perto a dedicação dos militares e que agora irão desempenhar com satisfação essa grande conquista em suas carreiras.

Entre os formandos estava Cabo Ângelo, que destacou o empenho da tropa e o importante passo dado em prol da garantia da segurança pública, pois todo esforço durante o curso foi justamente para levar a população uma polícia mais preparada nas ruas.

(Cabo Ângelo – Policial Militar)

“Foram 60 dias onde adquirimos conhecimentos muito importantes para aplicar nas ruas, justamente para trazer a segurança da sociedade que para nós é o mais importante”.

(Por: Távila Marques)