Parauapebas: Alunos da escola Paulo Fonteles recebem palestras sobre saneamento básico.

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, alunos do 8º e 9º Anos da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo Fonteles participam de palestra ministrada pela Equipe Ambiental do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). A palestra tem como tema “A importância e o impacto do Prosap na qualidade de vida dos moradores impactados direta e indiretamente pelas obras com foco para o Projeto Igarapé Ilha do Coco”.

A atividade desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Prosap, leva os estudantes em uma dinâmica de informações e jogos com o objetivo de esclarecer o que é o maior programa de saneamento da história do município, quais as principais entregas já realizadas e os impactos das obras na qualidade de vida dos moradores.

“Nós fomos convidados para contar um pouco sobre o Prosap, falar sobre os objetivos e a importância do programa para que os alunos possam conhecer mais a fundo as atividades que são desenvolvidas tanto na parte social quanto na ambiental”, explica a coordenadora do Peas/Prosap, Lana Nunes.

Foto :Luana Ferreira

Segundo a coordenadora, também foram abordadas as atividades que o programa desenvolve antes do início das obras como os licenciamentos e estudos ambientais, além de elencar a respeito do próprio saneamento básico, principal foco do programa, e as consequências da ausência desse tipo de serviço na vida das pessoas.

Em sua fala a professora Heloisa Borges da disciplina de Geografia, Meio Ambiente e Empreendedorismo Sustentável, pontua que o intuito da palestra é criar um sentimento de pertencimento e fazer com que os estudantes conheçam o resultado das obras em suas próprias vidas e na qualidade de vida dos moradores.

“Quando me foi dada a oportunidade de trabalhar o meio ambiente com os alunos, eu logo percebi que Parauapebas está passando pelo maior programa de saneamento ambiental e sanitário da sua história”, destaca.

A professora reconhece que mesmo tão jovem, apenas 35 anos, Parauapebas já passa por um programa essencial e que melhora a vida da população. “E como os nossos alunos do 8º e 9º Anos poderiam participar disso? Como cidadãos conscientes”, enfatiza a professora.

A aluna do 9º Ano, Kaynna Pontes, é muito importante que os alunos de Parauapebas conheçam mais sobre o Prosap. “Além do saneamento básico, existem também os espaços construídos para o lazer da população e todas as demais obras espalhadas pela nossa cidade”.

Foto: Luana Ferreira

“Nada melhor do que ensinar, na prática, com um programa que está sendo realizado, aqui, ao nosso lado, no Igarapé Ilha do Coco, que é impactado, por ser a principal via hídrica urbana do nosso município”, destaca a professora Heloisa.