Parauapebas: Alunos do Colégio Sophos acompanham sessão ordinária da Câmara Municipal

Nesta terça-feira (5), a Câmara Municipal de Parauapebas, sudeste do Pará, teve uma plateia especial que acompanhou a sessão do legislativo, os alunos do Colégio Sophos como acontecem os trabalhos no parlamento municipal por meio do projeto“ Cidadania e Foco” desenvolvido pelos estudantes.

A diretora do Colégio Sophos, Milena Carvalho, destacou que o trabalho em campo tem por objetivo promover uma vida mais participativa dos estudantes com a comunidade. Como exemplo, o trabalho desenvolvido pela câmara municipal, por isso a importância de os alunos ver de perto como tudo acontece na prática.


“O nosso objetivo é para que os nossos alunos tenham e possam viver na prática o nosso projeto ”Cidadania e Foco”. Eles têm que saber como funcionam os seus direitos e deveres e a questão da cidadania. Eu sei que sou cidadão, mas eu sei quais são os meus direitos e deveres? É isso que queremos mostrar para eles, pois eles precisam saber no papel como acontece, mas como funciona na câmara legislativa.” Frisou Milena Carvalho.

O projeto Cidadania e Foco visa unir o que é ensinado dentro da sala de aula, com situações do cotidiano para conscientizar os alunos quanto à questão dos direitos e deveres, além do contexto como questões ambientais e políticas.

O professor Everlanio Cunha, destacou a educação como base de crescimento do cidadão, por isso a participação da comunidade no desenvolvimento do município é importante. Para nortear essa questão, o colégio se preocupou em inserir os alunos nesse contexto que traz como tema a cidadania, abordando questões como ambiental e social.

“O projeto Cidadania e Foco é um tema robusto dentro da educação que envolve todos os aspectos da vida, além de ser um tema que está dentro dos programas de seleção do ensino superior. A estratégia de trazer os alunos a casa legislativa é para que se conscientizem de que os trabalhos e projetos dos vereadores no nosso município são de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento da comunidade”. Destacou Everlanio Cunha.

Maria Luiza Macedo, de 16 anos, é aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Sophos, a estudante definiu o projeto como interessante para os estudantes compreenderem como funciona as políticas públicas do município por meio do legislativo.

“É uma gratidão imensa saber que a escola teve essa ideia de projeto tão importante, é muito interessante para nós alunos falarmos sobre a cidadania e trazer esses assuntos direto da escola para o âmbito social. São diversas informações que vão nos ajudar e agregar em nossa vida “, pontuou Maria Luiza.

O presidente Câmara Municipal de Parauapebas, Rafael Ribeiro, aproveitou a presença dos estudantes e interagiu com a turma. Cerca de 300 alunos participam do Projeto“ Cidadania e Foco” e o parlamentar frisou a importância de uma juventude cada vez mais participativa, e assim, contribuindo com as políticas públicas de desenvolvimento para o município.

“ A participação popular, ela é fundamental na construção das políticas públicas do nosso município, e acima de tudo que eles possam acompanhar, que eles possam participar, discutir, opinar e ajudar a Câmara Municipal justamente a construir alternativas que possam melhorar a vida de nossa gente. Então recebemos os alunos da escola Sophos, e estou feliz por tê-los aqui, eles puderam acompanhar a sessão do parlamento e assim ver como funciona o processo legislativo e isso é muito importante. “ Frisou Rafael Ribeiro.