Parauapebas: Câmara Municipal de Parauapebas realizou inauguração do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública no município

Nesta quinta-feira (24), a Câmara Municipal de Parauapebas, sudeste do Pará, deu um avanço importante no processo de desenvolvimento educacional do município. Um momento histórico para o legislativo, onde foi realizada através da cerimônia de início das atividades acadêmicas da Escola do Legislativo por meio do aulão de inauguração do curso superior totalmente presencial em tecnologia em Gestão Pública.

A Câmara de Parauapebas é a primeira no Pará a oferecer o curso de formação Superior Presencial, onde 80 servidores públicos dos legislativos terão a oportunidade de formação na área. Entre os aprovados, está Joabe Botelho, ele parabenizou a gestão da Câmara pela iniciativa e garantiu estar ansioso para o início das aulas.

Joabe Botelho – Aluno

“Estou muito feliz por essa oportunidade única. Foram apenas dez vagas destinadas e estou aqui selecionado também, me preparando para cursar e concluir “, frisou.

O evento reuniu diversas autoridades que marcaram presença representando o município, cidades vizinhas e o estado. A Escola do Legislativo acontece em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), sendo a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a ofertar o curso de graduação e capacitação. O presidente da casa de leis do estado, Chicão (MDB) destacou a importância da educação na vida do cidadão e parabenizou o presidente da Câmara de Parauapebas, Rafael Ribeiro, pela iniciativa.

Chicão (MDB) – Presidente da Alepa

“Você Rafael Ribeiro serve de exemplo e vai servir de referência pela sua juventude, pela sua competência. Mas acima de tudo pelo seu compromisso com seus colegas e a população de Parauapebas para que outras câmaras possam copiar o que aqui você faz. Gostaria de lhe parabenizar pelo trabalho realizado e pela iniciativa.” Frisou Chicão em seu discurso.

A Escola do Legislativo foi criada em março deste ano, integrando o Instituto Legislativo da CMP. O departamento foi criado para realizar cursos de educação básica, profissional e tecnológica, compreendendo todos os níveis, assim como cursos superiores de graduação e pós-graduação. O público-alvo são servidores públicos, vereadores e a comunidade em geral.

“ A união do poder legislativo de Parauapebas com a Alepa foi fundamental para que hoje pudéssemos olhar e ver, nossos alunos, servidores públicos, servidores da câmara municipal como a Raquel, servidora mais antiga dessa casa, servidores que trabalham com muito afinco, com muita dedicação e acima com muito amor e que agora tem a oportunidade de se qualificar por meio da formação superior. Parabéns! Que possam aproveitar muito esse curso, e sem dúvidas o maior investimento que a gente pode fazer é a capacitação e o conhecimento.” Destacou Rafael Ribeiro.

Rafael Ribeiro – Presidente da CMP ao lado de Chicão – Presidente da Alepa (da direita para esquerda)

 

Na oportunidade, durante a cerimônia, houve a diplomação dos vereadores mirins eleitos por meio das escolas públicas do município. Ao todo 15 alunos foram escolhidos e devem representar suas instituições de ensino. Entre os diplomados estava o indígena Beka Xikrin, eleito para representar a escola municipal de ensino fundamental Bep Karoti Xikrin, localizada na Aldeia Xickrin, distante cerca de 300 km de Parauapebas. O jovem vereador destacou estar feliz pela oportunidade de representar seu povo por meio do projeto.

 

“ Estou feliz por fazer parte do projeto e ter a oportunidade de participar do processo democrático político dos jovens do povo xickrin. Pontuou Beka Xikrin. Minha expectativa é buscar através do processo de compactação de lutar pelo nosso povo.” Frisou.

Beka Xicrin – Vereador mirim

O vice-prefeito, João Trindade na oportunidade destacou o empenho e dedicação de Rafael Ribeiro à frente do legislativo do município, na ocasião frisou ainda a importância da qualificação dos servidores públicos, além do incentivo político por meio do projeto “vereador mirim”.

João Trindade – Vice-prefeito

“Senhor presidente, a escola que você acaba de implantar com essa parceria junto a Alepa em desenvolvendo, a prática os nossos servidores têm, agora eles precisam ter seu conhecimento e a gente não tem dúvidas que isso vai melhorar a vida do nosso povo, vai acrescer sim no desenvolvimento do nosso município e do nosso serviço prestado.’ Destacou João Trindade.

Na oportunidade marcaram ainda presença no evento o deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT); a diretora da Escola do Legislativo da Alepa, professora Betânia Fidalgo; presidente da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, Dinilson José (MDB); os vereadores de Parauapebas: Eliene Soares, ambos do MDB; Zacarias Marques e Josivaldo da Farmácia, do PP; Mquinha (PT); Anderson Moratório e Joel do Sindicato (PDT); Rayanny Rodrigues, Leandro do Chiquito e Josemir, todos do Pros; Francisco Eloécio (Republicanos), fechando a presença dos vereadores parauapebenses. O secretário municipal de Educação José Leal também prestigiou o grande momento, além de representantes do “Sistema S” que compuseram o palanque das autoridades.

Na ocasião houve também a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Câmara de Parauapebas e o Instituto Rede Cidadania. Além da entrega dos kits para os alunos  do curso.

Assinatura do termo