Nesta terça-feira, 19, o Colégio Sophos de Parauapebas, no sudeste do Pará, realizou o encerramento das atividades desenvolvidas por meio do Projeto “Cidadania em Foco”. A iniciativa teve por objetivo integrar aos alunos, a situações do dia a dia com abordagem em temas importantes para o desenvolvimento social da sociedade.

(Alunos do 3º ano do Ensino Médio)
A diretora do Colégio Sophos, Milena Carvalho destacou que o trabalho realizado é continuidade da atividade desenvolva na Câmara municipal, onde ocorreu a visita dos estudantes no prédio do legislativo. No encerramento, os estudantes tiveram a oportunidade de explanar tudo que aprenderam.

(Milena Carvalho – Diretora do Colégio Sophos)
“Dentro deste projeto, realizamos um trabalho na câmara municipal levando os alunos para visualizarem a questão da cidadania e agora estamos realizando a culminância após a pesquisa e vivência dos alunos sobre o tema e trazendo eles para apresentarem como eles enxergaram este projeto” Pontuou a diretora Milena Carvalho.
O encerramento do projeto “cidadania em foco” abrangeu diversos temas e cerca de 300 alunos tiveram envolvidos na atividade.

O proposta do projeto e garantir que crianças e jovens tornem-se mais participativos no processo social. Contribuindo com o crescimento dos alunos a partir do protagonismo deles, como foi o caso do Jardim II ao 1º ano, que incentivou a livre escolha da profissão a seguir.

Já o 2º ano que trouxe ao público o tema “Saúde”. Relembrando que é um direito universal garantido pela Constituição Federal/88, onde todos têm direito aos tratamentos adequados, fornecidos pelo poder público.
A saúde bucal, mental e do coração também foi um dos assuntos apresentando pelos alunos que desenvolveram um trabalho a partir de cada tema.

(Adriana – professora do 2º ano Ensino Fundamental)
“ Cada turma ficou com um nicho específico e nós do 2º ano trabalhamos com o tema saúde que beneficia os alunos na consciêntização do cuidado desde bem pequeninos, como por exemplo a ala da saúde mental que trabalharam sobre o mês “setembro amarelo”, mesmo que eles ainda não conheçam o conceito de suicídio por ser um tema mais forte para idade deles, eles entenderam a importância de ajudar o pròximo”. Destacou a Professora Adriana.
Os alunos do ensino fundamental falaram sobre educação. O 7º ano debateu sobre a “Cidadania digital”. Alertando sobre as normas de como utilizar a internet com consciência, ética e segurança, além do que se pode ser evitado como a Fake News que está no dia-a-dia da sociedade.

(Alunas do 7º ano do Ensino Fundamental)
O professor Everlanio Cunha, destacou que todo aprendizado adquirido por meio do projeto foram desenvolvidos na prática, o que facilitou aos estudantes trabalhar em sua temática.

(Everlanio Cunhha – Professor do Colégio Sophos)
“ A estratégia é tirar os alunos de sala de aula para vivenciarem a partir do protagonismo deles aquilo que eles aprendem em sala de aula formando cidadãos conscientes e construindo uma mentalidade humanista.”
As apresentações aconteceram em barracas e murais pelos estudantes do ensino médio que trouxeram a tona o tema “Constituição Federal” além das peças teatrais.

A aluna Arwer Sarah do 1º ano do ensino médio pontuou que o projeto do ensino médio abrange a constituição e sua normativa.

(Arwer Sarah – Aluna do 1º ano do Ensino Médio)
“ Para mim, esse projeto tem uma grande representação, pois eu como uma mulher que não podia votar na época de 1824 acho muito interessante saber a partir de quais movimentos vieram para que eu pudesse hoje, votar a partir dos 16 anos. Além das crianças aprenderem desde novas aprendam como foi a história e o quão importante é que elas tenham voz onde estiverem porque todos nós somos cidadãos e é isso que a sociedade luta para ter “. explicou a aluna Arwer Sarah.



