Parauapebas: Com menos de um mês no ar Carajás Podcast entrevista grandes personalidades do município e região

Lançado recentemente pelo Portal Carajás – O jornal, o Carajás PodCast vem debatendo assuntos interessantes e de total relevância para a sociedade. Em sua estreia, recebeu influencers digitais de Parauapebas e região. Em sua  segunda edição, o Carajás Podcast teve a participação do idealizador do Festival “ Parauapebas em Dança” e bailarinos atrações do evento.

(Hannah Azevedo – Poliana Veiga – Vando Douglas – Erica Fialho – Alex Telles – Bela Godoi) 

O programa foi um sucesso desde seu lançamento e tem ganhado destaque pelos conteúdos e dinâmicas de abordagem. Para sua terceira edição o Carajás Podcast trouxe uma convidada do meio político, Josemira Gadelha, prefeita do município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.

(Carlos Henrique – Sarah Arraes – Viny Casatro)

O bate-papo com a gestora pública da cidade promissora e que tem ganhado destaque pelos investimentos feitos no município. Josemira Gadelha trouxe em sua entrevista um pouco de sua história de vida e como saiu do anonimato para o meio político.

Natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, Josemira Gadelha chegou em Canaã dos Carajás em 2006, formada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, fez parte da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção em Parauapebas e se tornou presidente da OAB-subseção Canaã dos Carajás, onde foi a primeira mulher a gerir a instituição no município.

(Hilda Barros – Josemira Gadelha – Alex Tavares)

Josemira Gadelha explicou como chegou ao meio político mesmo não tendo um laço na política, ela encarou o desafio proposto e iniciou sua carreira na política se tornando a primeira mulher a governar Canaã dos Carajás. A prefeita destacou que sempre buscou valorizar o lado social e seu olhar para a população mais vulnerável faz toda diferença em seu governo.

“ Quando eu vir para o mundo da política, eu vir com um desafio de fazer gestão e dessa gestão fazer a minha política, é o que eu tenho buscado, é o que eu tenho tentado demonstrar que é possível fazer gestão, é possível sim você mudar a vida das pessoas a partir da política, a minha foi mudada, eu estudei em escola pública, eu fiz universidade pública, uma boa política na minha educação que mudou a minha vida. Então eu trouxe isso para a minha gestão, e ter esse olhar de entender que vidas são transformadas e que é possível sim, você mudar a vida das pessoas e você diminuir a vulnerabilidade social, de se fazer um trabalho sério, de você cuidar do outro com seriedade e responsabilidade. Eu trouxe esse pensamento pra minha gestão!”

Para a prefeita da cidade que mais se desenvolve na região de Carajás um dos pilares para uma boa gestão é fazer a população vivenciar políticas públicas que transformem a vida de uma comunidade e cidadãos.

“ Temos que está sempre com esse olhar, atentos às pessoas e entender que nós vivemos em sociedade e que nossa sobrevivência depende de nós estarmos unidos, de nós estarmos cada vez mais próximos e isso é também lembrar de sempre cuidar do outro e entender que eu não sobrevivo sozinho, eu não sou ilha e eu preciso do outro para que eu também esteja bem.”

(Josemira Gadelha – MDB – Prefeita de Canaã dos Carajás)

A gestora também pontuou que se tornar prefeita de Canaã dos Carajás foi um grande desafio devido ao seu potencial econômico, o que tem atraído olhares de trabalhadores, empresários e empresas para a cidade, devido a exploração de minério da região, além de ser a primeira mulher a governar o município.

“ É bem desafiador por diversos aspectos, por eu ser mulher, a primeira mulher a encarar esse desafio de assumir a gestão de uma prefeitura de uma cidade no porte de Canaã dos Carajás que está em pauta de discussão a nível mundial. Nós estamos no centro da Amazônia, nós temos uma mineradora que explora uma riqueza que se destaca no mundo e essa riqueza naturalmente chama a atenção das pessoas. E o outro desafio também é de não ser do mundo da política, eu venho de um mundo totalmente técnico, eu sou advogada, eu sempre fui fechada nas salas de audiências, no escritório no atendimento aos clientes e entrar com essa bagagem para assumir uma cidade foi bem desafiador e às vezes a gente é questionado, as vezes a gente é desacreditada, a gente passa e sofre alguns preconceitos, mas não podemos nunca deixar que os nossos medos sejam maiores que nossas atitudes. Temos sempre que nos desafiar e encarar os desafios e eu vivo isso todos os dias.”

Em sua 4ª edição, o programa trouxe um tema importante e pouco conhecido pela sociedade o cuidado com o couro cabeludo, o assunto foi debatido pelas profissionais de saúde do Centro de Terapia Capilar Michele Nunes. O bate-papo foi com a terapeuta capilar Michele Nunes, a psicóloga Elisangela Ferreira e a Biomédica Maraíza Gil., elas tiraram duvidas e esclareceram mais sobre o cuidado que devemos ter com o couro cabeludo e assim evitar diversas doenças e como tratá-las.

“Quando falamos em terapia capilar, na cabeça vem o tratamento só dos fios, mas se trata do cuidado do couro cabeludo. Iniciei esse trabalho, após uma experiencia, tive uma doença no couro cabeludo que me deu a curiosidade em estudar sobre isso e hoje é meu trabalho, que mudou a minha história e minha vida, bem como está mudando a qualidade de vida de outras pessoas e isso é satisfatório. É um acompanhamento completo onde o centro conta com uma equipe de profissionais que atuam em diversas áreas e que auxiliam o paciente nesse processo de tratamento, o centro de terapia capilar Michele Nunes é formado por profissionais como: Psicóloga, Biomédica, Nutricionista, além de realizar o transplante capilar procedimento realizado pelo Drº Ronildo Nobre, um trabalho que tem feito a diferença na vida dos nossos pacientes. ” Destacou a terapeuta capilar Michele Nunes.”

(Maraíza Gil – Elisangela Ferreira – Michele Nunes)

Já a Psicóloga, Elisangela Ferreira, explicou que o trabalho de acompanhamento desses pacientes é importante, já que diversos fatores podem acarretar para o surgimento de doenças que afetam o couro cabeludo.

“ Nosso trabalho no centro é de ajudar a entender as necessidades dos pacientes e quais os fatores acarretam para o surgimento de doenças no couro cabeludo. Muitas das vezes ansiedade, fatores do dia-a-dia que podem contribuir para uma queda de cabelo e outras situações, e o paciente precisa compreender que o importante é cuidar.” Destacou Elisangela.

A biomédica Maraíza Gil explicou que a população precisa entender desse cuidado de dentro para fora, que uma simples queda de cabelo, já é sinal de que algo não está bem.

“ Nosso corpo precisa de vitaminas essenciais para manter a saúde em dia, uma baixa imunidade leva a pessoa a apresentar problemas de saúde, nessa hora o corpo sinaliza que é hora de buscar um especialista.” Ressaltou.

O objetivo do Carajás Podcast é aprofundar-se em assuntos interessantes e contar histórias de um jeito diferente, todas as terças e sextas-feiras, às 19h30. acompanhe em todas as redes sociais do Portal Carajás – O Jornal e fique por dentro de tudo que acontece no Carajás Podcast.

(Por: Távila Marques)