Parauapebas: Complexo turístico é cenário da Exposição “Cenas da Cidade”

Quem visita o Complexo Turístico em Parauapebas, no sudeste do Pará, contempla a exposição “Cenas da Cidade” montada sobre as águas do Rio Parauapebas, idealizado pela Agência Insight sobre as lentes do fotógrafo Felipe Borges, a iniciativa visa divulgar cenas do cotidiano da população.

Exposição “Cenas da Cidade”

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura e reúne 80 fotografias que são retratadas por meio de cubos flutuantes 2 x 2 metros que são expostos sob uma estrutura de cano PVC que reflete por meio de iluminação própria as imagens de pessoas, trabalhadores, paisagens e animais silvestres da região.

Entre as imagens retratadas estão as obras impactantes do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margem do Rio Parauapebas cenas que cercam o urbano da cidade e que muitas das vezes passam despercebidas aos olhares dos munícipes.

A iniciativa de expor as fotografias por meio do projeto “ Cenas da Cidade” surgiu há 11 anos, quando aconteceu a primeira edição da exposição realizada no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC). De acordo com Felipe Borges, a iniciativa visa destacar as belezas escondidas no cotidiano de Parauapebas; de um povo que trabalha pelo sonho de uma vida melhor, e que chegou ao município trazendo na bagagem sonhos de ver sua vida transformada.

“É gratificante e desafiador, estou muito satisfeito com o resultado.” Destacou o fotógrafo, Felipe Borges.

“ Cenas da Cidade sempre trazendo para Parauapebas coisas novas, o projeto acontece desde 2012, e lá no início a gente já colocava intervenções urbanas que eram placas grandes de três metros de altura ao longo da PA 27. E pela primeira vez no município a gente consegue colocar uma exposição sobre as águas que estão aqui no lago do complexo turístico. Pra gente é gratificante e desafiador, estou muito satisfeito com o resultado.” Destacou Felipe.

A exposição “ Cenas da Cidade” também faz uma homenagem ao fotógrafo Anderson Souza, que faleceu em agosto de 2022. Foi um projeto criado em conjunto com ele, e apesar de não estar mais em nosso meio, a exposição também tem a participação de Anderson que foi um dos idealizadores dessa iniciativa.

“ Eu não posso deixar de mencionar meu parceiro que infelizmente não está mais conosco que é o Anderson Souza que é um dos idealizadores juntamente comigo. Então teoricamente a gente sempre trabalhou juntos nessa situação, mas o projeto Cenas da Cidade busca o cotidiano das pessoas, buscando o normal das pessoas na correria do dia a dia que a população não consegue parar para analisar e a cena acontece diariamente, a cidade cresce a cada ano.” Pontuou o fotógrafo.

A exposição estará disponível até o dia 7 de janeiro.

Por: Hilda Barros