Parauapebas: Dois anos de Usina da Paz são comemorados em grande estilo

Durante todo o sábado, 25, aconteceu o aniversário de dois anos de anos da Usina da Paz de Parauapebas, projeto idealizado pelo Governo do Estado integrado ao programa Territórios Pela Paz com mais de 70 serviços gratuitos, desde consultas a cursos profissionalizantes.

A festa de dois anos reuniu mais de 1.500 pessoas que celebraram com a ação social, músicas, apresentações dos usuários da Usina, brincadeiras, demonstrações esportivas e além dos serviços locais, ainda recebeu a Karreta da Saúde com serviços de Oftalmologia, Odontologia, Ultrassonografia e Consultoria Jurídica

O Deputado Federal, Keniston Braga esteve no evento e não só celebrou juntamente com a sociedade, mas também expressou sua alegria e gratidão aos servidores da Usina da Paz.

(Deputado Federal – Keniston Braga)

“Participar da celebração do aniversário da Usina da Paz foi uma experiência única, consegui sentir a energia e a alegria do evento. Muito obrigado a todos os coordenadores e professores, usando como exemplo, o professor Umberto que hoje despejou esperança e amor durante a apresentação das crianças. E são por pessoas como ele, que vale a pena viver”.

“Através de pessoas que se dedicam a cuidar e amar como os educadores da Usina da Paz; Esses atos nos lembram que precisamos usar toda a nossa energia e doar um pouco da nossa vida pelos outros”.

As Usinas da Paz são os complexos multifuncionais que oferecem uma variedade de ações e serviços que abrangem áreas cruciais para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.

Beatriz Braga Cordeiro, Diretora da Usina da Paz de Parauapebas contou um pouco do objetivo das usinas e de como ela vê o projeto transformar a vida de pessoas dia-a-dia e a alegria de poder participar disto.

(Diretora da Usina da Paz de Parauapebas – Beatriz Braga)

“O principal intuito é conseguir atingir a maior quantidade de pessoas para conseguir mudar a vida deles, a perspectiva, as projeções de futuro. Nós recebemos aqui, pessoas que nunca  tiveram oportunidades, não só nos esportes, mas também nos cursos profissionalizantes que alguns nem imaginam como cursos de informática, robótica, enseja, preparação para o Enem; Então nós temos muitas portas através do Governo do Estado, para que eles possam trilhar bons caminhos”.

“Para mim, a Usina é uma ferramenta transformadora de vidas e a gente consegue perceber isso no olhar deles. Todos os dias eu estou aqui e escuto histórias inexplicáveis, lindas e outras muito tristes; E é por isso que eu sempre falo que nós precisamos sempre oferecer o nosso melhor, não importa o que estejamos passando. Nossos usuários passam muito tempo aqui, principalmente as nossas crianças e nós não sabemos o que eles estão passando”.

A Usina de Parauapebas nos últimos 12 meses, recebeu 226,927 mil pessoas em todos os atendimentos, aproximadamente uma média de 10 a 12 mil pessoas mensais, todas as pessoas com cadastros e mapeamentos do local onde residem e dos serviços que usufruem.

(Távila Marques)