Parauapebas e Canaã dos Carajás: Unimed tem atendimentos suspensos em hospitais da região de carajás por falta de pagamento

Os Hospitais Yutaka Takeda, localizado na Serra dos Carajás em Parauapebas e Cinco de Outubro em Canaã dos Carajás, ambos no sudeste do Pará, emitiram um comunicado informando aos usuários da operadora de saúde Unimed a suspensão dos atendimentos por falta de pagamento.

   

Hospital Yutaka Takeda, localizado Serra de Carajás em Parauapebas 

A suspensão começou a valer a partir de 3 de novembro e engloba os atendimentos de cobertura da operadora.  De acordo com a direção dos hospitais, problemas comerciais com a Unimed motivaram a decisão.

Os atendimentos de clientes que possuem o plano da operadora só serão retomados quando a situação da operadora for regularizada junto aos hospitais.

Cinco de Outubro em Canaã dos Carajás

Ainda segundo os hospitais, os pacientes que já estavam agendados foram informados para que realizassem as devidas tratativas.

A Unimed já foi considerada como um dos planos de saúde de referência em todo Brasil, esse tipo de plano de saúde já esteve no patamar de mais comercializado e também o mais procurado pelos clientes. Com a oferta de cobertura em atendimento completo e com garantia de cuidados necessários com a saúde. Abrangendo o atendimento hospitalar, ambulatorial e obstetrícia.

Agora a conceituada empresa referencia em planos de saúde se ver em

A Associação Médica de Carajás (AMC) emitiu uma nota de apoio e solidariedade às empresas de saúde e aos médicos que prestam serviços pela Unimed na localidade. A instituição reconheceu as dificuldades enfrentadas, especialmente em relação aos persistentes atrasos nos pagamentos por parte da Unimed FAMA, principal operadora representante da Unimed na Amazônia.

Segue nota

A Associação Médica de Carajás (AMC), entidade representativa dos médicos associados da região de Carajás, expressa seu total apoio e solidariedade às empresas de saúde e aos médicos que prestam serviços pela Unimed na localidade. Reconhecemos as dificuldades enfrentadas, especialmente em relação aos persistentes atrasos nos pagamentos por parte da Unimed FAMA, principal operadora representante da Unimed na Amazônia.

Há mais de um ano, observamos a ocorrência de atrasos nos pagamentos para Estabelecimentos Assistenciais de Saúde em Parauapebas (PA). Em Marabá (PA), a situação não é diferente, com prestadores de serviços sem receber há meses ou com pagamentos irregulares.

Essa situação tem causado transtornos aos usuários do convênio, uma vez que hospitais e clínicas têm encerrado o atendimento por conta dos recursos antigos não recebidos. A maioria desses usuários relata que possuem o convênio por meio das empresas em que trabalham, as quais afirmam ter repassado os valores à sua Unimed de origem ou à própria FAMA, mas que estes valores não são repassados aos estabelecimentos conveniados.

Temos recebido informações de que a Unimed FAMA não se pronuncia sobre as pendências, não responde aos e-mails, não atende às ligações e não fornece qualquer previsão ou informação sobre o motivo dos atrasos. A AMC mantém-se vigilante em relação a essa questão e coloca-se à disposição para oferecer assessoria jurídica aos interessados que visam buscar soluções para esse impasse. Estamos comprometidos em colaborar ativamente para encontrar respostas e soluções que resguardem os direitos dos profissionais da saúde e assegurem a continuidade do atendimento aos beneficiários da Unimed na região de Carajás.

A equipe do Portal Carajás – O Jornal entrou em contato com a assessoria de comunicação da Unimed regional do Pará, mas até o fechamento da reportagem não obtivemos resposta.