Parauapebas: Governo do Pará entrega Campus da Universidade Estadual do Pará para o município

Um momento histórico para Parauapebas, no sudeste do Pará, a população estudantil recebeu das mãos do governo do estado o 23º Campus da Universidade Estadual do Pará (UEPA), o qual irá beneficiar mais de 200 alunos que sonham em concluir o ensino superior na região de Carajás.

A cerimônia de inauguração do Campus aconteceu na tarde desta segunda-feira, 11, e reuniu autoridades estaduais, municipais, além de docentes e acadêmicos. A unidade fica localizada na Avenida Duarte Silva Souza, na rodovia Drº Faisal Salmen, zona rural de Parauapebas, ao lado do campus da UFRA no município.

Com uma estrutura totalmente moderna e ampla o campus foi construído em uma área de mais de 4 mil m², e conta com dois pavimentos, são 18 salas de aula, três laboratórios de informática, seis laboratórios, um setor administrativo, uma biblioteca, uma sala multiuso, seis salas de tutoria, uma sala de estudo, uma sala para mestrado, uma sala de Tecnologia da Informação (TI), quatro coordenadorias, uma sala de esterilização, duas salas de armazenamento, três reprografias, duas lanchonetes, três Depósitos de Material de Limpeza (DMLs), três banheiros masculinos e três femininos, três banheiros masculinos e três femininos para PcD (pessoa com deficiência).

A professora Tatiane Bahia, coordenadora do campus de Parauapebas, definiu o momento como um marco para o município, trazendo uma facilidade de ensino para a comunidade que deseja concluir o ensino superior de qualidade.

(Tatiane Bahia – coordenadora do Campus juntamente com os Alunos beneficiados)

“ O campus irá trazer para o município mais desenvolvimento, inovação e tecnologia com a oferta de seis cursos. A entrega pelo governador traz uma expectativa gigante, não somente da gente mais como também da comunidade.” Frisou Tatiane Bahia

A partir da entrega do prédio, as aulas que antes estavam sendo ministradas no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), passam a ser ministradas no novo campus.

O governador Helder Barbalho, destacou a importância do investimento para a região. Segundo o governador, o prédio representa novas oportunidades e desafios para a região, ao tornar Parauapebas um centro de referência em ensino superior, além de impulsionar a economia do município.

(Helder Barbalho – Governador do Estado do Pará) 

“A entrega do novo Campus no município, é a demonstração clara do nosso compromisso a partir de investimentos na educação. Isto nos permite ampliar novos cursos, fazer chamamento para especialidades de ensino superior, dentro das demandas necessárias para a região, fazendo com que Parauapebas seja uma cidade cada vez mais em desenvolvimento, impulsionando, assim, a economia local.” Destacou Helder Barbalho.

O novo prédio é fruto de uma parceria da Vale e Prefeitura, um sonho que já vinha sendo pensado e planejado desde o ano de 2010. Com o objetivo de formar conhecimento aos moradores do município.

Para Clay Chagas, Reitor da Universidade do Estado do Pará, o campus é uma referência em estrutura e serviços. Conforme o reitor, as aulas no novo campus iniciam nesta terça-feira, 12.

(Clay Chagas – Reitor da Universidade do estado do Pará)

“O campus de Parauapebas já foi inaugurado grande, não só pela estrutura que foi construída, mas pela importância e dinâmica dos cursos que serão ofertados”. Pontuou.

Para quem sempre lutou pelo desenvolvimento educacional de jovens no município, o vereador Rafael Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, o momento é a realização de um sonho antigo da comunidade, que sempre buscou a formação de seus filhos, mas eram obrigados vê-los deixar a terra natal para conquistar o sonho da graduação e pós graduação fora da cidade. Com a entrega do campus, o vereador definiu Parauapebas como a cidade do conhecimento.

(Rafael Ribeiro – presidente da Câmara Municipal de Parauapebas)

“É um momento marcante do nosso município que nos deixa muito satisfeitos e felizes. Parauapebas ganhou hoje uma importante ferramenta de transformação social, que acima de tudo visando formar conhecimento, com as melhores expectativas para podermos ser reconhecidos não só como a capital do minério, mas também como a capital do conhecimento”. Frisou Rafael Ribeiro.

Além do governo do estado, prestigiaram o evento o prefeito de Parauapebas Darci Lermen, o deputado federal Keniston Braga e Ivanaldo Braz deputado estadual, e demais vereadores que compõem o poder legislativo de Parauapebas.

                  (Keniston Braga – Deputado Federal)                                                  (Darci Lérmen – prefeito de Parauapebas)

Usina da Paz

Na ocasião, o governo do estado assinou a Ordem de serviço para a construção da segunda estrutura da Usina da Paz em Parauapebas, em evento realizado no complexo VS-10. A segunda Usina da Paz será construída no Bairro Guanabara e será o 23º complexo de cidadania e segurança a ser entregue pelo governo do Estado do Pará. A primeira UsiPaz em Parauapebas está funcionando desde 18 de maio de 2022, contempla moradores dos bairros Jardim Tropical I e entorno.

(Assinatura da Ordem de Serviço)

Construção e reforma de escolas

Em visita a Parauapebas, o governador Helder Barbalho, se comprometeu com a execução de diversas obras que irão beneficiar a educação do município. Helder garantiu a retomada das obras na Escola Estadual Janelas Para o Mundo e a reconstrução da Escola Estadual Eduardo Angelim, no município de Parauapebas. Os anúncios foram feitos pelo governador na presença do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares. Na ocasião, houve a doação de três terrenos para construção de três escolas, ampliando o ensino fundamental e o médio no município.

 

Segurança Pública

(Galeria de fotos dos militares que já comandaram o 23º Batalhão da Polícia Militar de Parauapebas)

Na oportunidade, o governador entregou ao município de Parauapebas a sede do Comando de Policiamento Regional (CPR XIV), responsável pelas ações estratégicas nos municípios de Parauapebas, Curionópolis, Eldorado dos Carajás e Canaã dos Carajás, totalizando uma área de 16 mil metros quadrados, com aproximadamente 387 mil habitantes. A inauguração visa fortalecer a segurança pública no Sudeste do Pará. Além de inaugurar a galeria de fotos dos militares que já comandaram o 23º Batalhão da polícia militar do município.