Parauapebas: I Simpósio Sócio jurídico da Defensoria Pública na Fadesa.

Na noite de quinta-feira, 9, aconteceu o I Simpósio sócio jurídico da Defensoria Pública na Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Fadesa), que lotou o auditório da faculdade, em Parauapebas, no sudeste do Pará.

Com o objetivo de trazer aos alunos e a sociedade, os serviços prestados pela Defensoria Pública, abrindo os olhos dos acadêmicos por meio de palestras voltadas ao bate-papo com base no tema de extrema relevância ‘O Acesso a Justiça e à Defensoria Pública’ frisando a importância da ampliação dos atendimentos à população.

A parceria da Defensoria Pública com os alunos da Fadesa levará a melhoria da sociedade do município de Parauapebas com a justiça.

Assim como disse o Defensor Público e Diretor Geral da Defensoria Pública, Doutor João Paulo: “A importância desse congresso e da parceria é ser não só uma oportunidade incrível de aprendizado para o estudante, como também a ampliação da Defensoria em parceria com a faculdade; pois eles estarão diante de causas reais que vão ser dadas entradas na justiça que os qualificará verdadeiramente para a vida profissional destes alunos”.

(Dr. João Paulo – Defensor Público e Diretor Geral da Defensoria Pública)

Principalmente trazendo a eles, os projetos que são realizados pela Defensoria Pública, como o projeto ‘Cidadania no Cárcere’; Uma ação cidadã que busca dar visibilidade à pessoa encarcerada, retirando-a da invisibilidade jurídica-social ao oferecer os atendimentos jurídicos aos internos.

Relembrando que é dever do Estado, por meio da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles e àquelas que não podem pagar por essa assistência. Isso significa muito mais do que o direito à assistência judicial, abrangendo, também, a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados.

A coordenadora do Núcleo Regional dos Carajás, defensora pública Kelly Soares contou da felicidade que foi levar o congresso aos estudantes para que vejam os serviços através da Defensoria Pública.

(Kelly Soares – Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo Regional dos Carajás)

“O 1º Simpósio Sócio-Jurídico na Fadesa veio da ideia de fazermos uma congratulação que está sendo realizada entre a Faculdade e a Defensoria Pública para que nós pudéssemos trazer aos alunos, o serviços prestados pela Defensoria Pública e uma educação em Direito sobre o nosso trabalho”. Disse Kelly Soares

A Doutora Rejane Braga, Presidente da Fadesa também exemplificou que esta é uma forma de ampliar o acesso à justiça através da orientação jurídica, trazendo mais aprimoramento técnico-didático-profissional aos estudantes.

(Doutora Rejane Braga, Presidente da Fadesa)

“A Fadesa hoje, tem parceria de fato com a Defensoria através do NPJ da Fadesa; É um momento ímpar de ensino e de oportunidade na ampliação da Defensoria Pública ajudará a levar essa causa há milhares de lugares através da nossa faculdade proporcionando o melhor para a formação e futuro dos acadêmicos”. Frisou.

(Diretor Acadêmico da Fadesa – Maurício Braga e Presidente da Fadesa – Rejane Braga)