Parauapebas: Índice CNN indica chance de segundo turno nas eleições municipais

Para garantir a vitória no primeiro turno, um candidato precisa obter 50% dos votos válidos mais um.

Com a proximidade das eleições municipais de outubro, cresce a expectativa sobre os possíveis cenários eleitorais em diversas cidades brasileiras. Um levantamento baseado no Índice CNN, um agregador de pesquisas desenvolvido pelo Ipespe Analítica, revelou que 68 das 103 cidades que podem ter segundo turno em 2024 têm chances consideráveis de ver os eleitores retornando às urnas após o dia 6 de outubro.

Dentre essas cidades, destaca-se São Paulo, o maior colégio eleitoral do Brasil. A disputa na capital paulista promete ser acirrada. De acordo com o Índice CNN, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera com 24% das intenções de voto, seguido de perto por Guilherme Boulos (PSOL), que tem 22%. Em terceiro lugar, aparecem empatados José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB), ambos com 13%. Tabata Amaral (PSB) aparece com 7%, enquanto Marina Helena (Novo) registra 3% das intenções.

Outro destaque do Índice CNN é Parauapebas, conhecida como a Capital do Minério, no estado do Pará. Na cidade, Aurélio Goiano (Avante) lidera com 41% das intenções de voto, seguido por Rafael Ribeiro (União Brasil), com 22%, e Dr. Felipe (PL), com 13%. Valmir Mariano e Hipólito também foram mencionados no levantamento, mas já declararam que concorrerão a cargos de vereador. Na configuração atual, a jovem Graziele Ribeiro está em quarto lugar com cerca de 4% da intenções de voto.

Aurélio Goiano (Avante)
Rafael Ribeiro (União Brasil)

Para garantir a vitória no primeiro turno, um candidato precisa obter 50% dos votos válidos mais um. Caso contrário, uma nova rodada de votação será realizada no dia 27 de outubro.

A expectativa agora é observar como as campanhas se intensificarão nas próximas semanas e se os candidatos conseguirão reverter ou consolidar suas posições nas pesquisas. As eleições prometem ser um termômetro importante para o cenário político nacional, com reflexos que podem ir além das fronteiras municipais.

(CNN)

Próxima postagem

Publicidade