Parauapebas: Mais de 10 mil pessoas devem visitar os cemitérios da cidade neste feriado de finados

Mais de 10 mil pessoas devem visitar os cemitérios de Parauapebas, sudeste do Pará, neste Dia de Finados, quinta-feira (2). A expectativa é da prefeitura, que administra os três cemitérios públicos do município por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb): Jardim Eterno, que fica localizado no Bairro Rio Verde, Jardim da Saudade, que fica localizado na Rodovia Municipal Faruk Salmen e o Jardim da Saudade II criado recentemente.

(Jardim da Cidade II – Cemitério criado recentemente)

Parauapebas conta atualmente com dois cemitérios desativados devido o grande número de sepultamentos e os locais não contar com um espaço para o aumento excessivo de enterros. O Cemitério Jardim da Saudade, por exemplo, conta com mais de 12 mil sepultados, obrigando assim a prefeitura a criar uma extensão do cemitério Jardim da Saudade que hoje com menos de um mês de criado já recebeu 64 enterros, e de acordo com Fábio Junior Felizardo Sacramento, coordenador dos cemitérios do município, hoje Parauapebas está realizando uma média de quatro enterros por dia e em sua maioria são jovens vitimas de acidentes e assassinato. O coordenador do espaço destacou ainda como irá se dar a programação no dia de finados nos três cemitérios existentes na cidade.

(Fábio Junior Felizardo Sacramento – Coordenador dos cemitérios do município)

“Desativamos agora no mês de outubro com aproximadamente 12.500 falecidos e agora em novembro completou um mês do novo espaço com 64 enterros, em uma média de quatro por dia. E nos últimos 6 meses, a grande maioria de enterros que viemos fazendo são de jovens. As programações já começaram no dia (1), onde iniciaram os trabalhos de limpeza e ornamentação, dando a permissão para a entrada dos vendedores de flores e velas, porém, partir das 8h da manhã do dia (2), uma equipe preparada da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) já estarão no local dando auxílio aos visitantes, além de entrega das rosas, velas e aguá gratuitas fornecidas pelo município” destacou Fábio Junior.

Para homenagear seus entendes queridos, muitos realizam a limpeza dos túmulos deixando o ambiente limpo e conservado para a visita do dia de finados. Alguns familiares antecipam a visita nos túmulos de seus entes queridos, comerciantes de flores e velas aumentavam as vendas e planejavam aumento de estoque e pessoas ofereciam o serviço de lavagem das sepulturas.

(Jardim da Saudade I – Atualmente desativado)

Muitos anteciparam a data e estiveram visitando os cemitérios no dia 01 (quinta-feira), a dona de casa Valdete Silva de Oliveira aproveitou o momento para dar um tumulo digno ao pai, falecido há três meses, ela destacou a importância do cuidado, antes, durante finados e após a data dedicado a homenagear os entes que já se foram.

(Valdete Silva de Oliveira)

“Eu vim dar os retoques finais na sepultura do meu pai, para ficar uma coisa marcada, digna para mim e para quem vier visitar, vejam os trabalhos feitos para ficar de lembrança para os que ficaram, é uma data para podermos lembrar e visitar os entes queridos que se foram. “ Frisou Valdete Silva.

Já Maria Goreth Vasconcelos Souza faz questão de visitar o tumulo do filho com frequência, ela perdeu o único filho homem em um acidente de trânsito e para aliviar a dor, Maria Goreth faz questão de cuidar com todo carinho da sepultura do filho.   Emocionada, ela destacou que a lembrança do familiar não deve acontecer somente no dia de finados.

(Maria Goreth Vasconcelos Souza)

“Eu venho toda a semana e admiro muito aquele que vem cuidar dos túmulos das pessoas que se foram, porque têm pessoas que enterram e não voltam mais e eu creio que nós temos que zelar, assim como cuidamos da nossa casa. Assim como eu, acredito que há muitas mães que sentem o prazer de limpar do que é nosso, do lugar onde está os restos mortais daqueles que tanto amamos.” Pontuou Maria Goreth.

O feriado finado também contará com programações religiosas, como missas nas capelas do espaço às 10h da manhã e 16h, além de e cerimônias evangélicas em frente aos cemitérios na parte da manhã. Fabio Junior ainda destacou do trabalho realizado pela coordenação dos cemitérios com assistência as famílias e do cuidado com os que estão ali em seu descanso eterno. O coordenador ainda ressaltou da importância de as pessoas visitarem os locais e darem atenção as sepulturas para que assim o local se mantenha sempre limpo e organizado.

“O cemitério nunca está fechado, temos durante ano todo as equipes o acompanhamentos e limpeza, mas, orientamos aos familiares que tenham sua colaboração em limpar e zelar para não deixarem o local deteriorado.” Destacou o coordenador, Fábio Júnior.

(Por: Távila Marques)