Parauapebas: Ministro do Desenvolvimento Agrário e Presidente do Incra visitam assentamento atingido por incêndio no último sábado, 9

Nesta segunda-feira, 11, o Ministro de Desenvolvimento Agrário e Cultura Familiar, Paulo Teixeira e o Presidente Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Fernando Schiavon Aldrighi, estiveram no acampamento Terra e Liberdade, localizado na Vila Palmares II, zona rural de Parauapebas, no sudeste paraense, e se reuniram com as famílias que ainda estão no local mesmo depois da tragédia que resultou na morte de nove pessoas após o assentamento ter sido atingido por um incêndio na noite de sábado, 9.

Os representantes do governo federal chegaram ao município na noite de domingo (10), onde estiveram visitando o local da tragédia ainda durante a noite. A vinda de César Fernando e Paulo Teixeira a Parauapebas é justamente para prestar apoio e solidariedade às famílias vítimas do incêndio.

A tragédia repercutiu mundialmente, comovendo autoridades locais e estaduais que se disponibilizaram a ajudar os acampados, além do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva que usou suas redes sociais para se pronunciar sobre o ocorrido. Na ocasião o presidente da república expôs o sentimento de pesar e apoio às famílias.

“Meus sentimentos e solidariedade aos técnicos e aos acampados do Terra e Liberdade, em Parauapebas, Pará, pelo acidente em uma linha de transmissão seguido de um incêndio no acampamento que deixou mortos e feridos. Estamos trabalhando para avançar a retomada da reforma agrária, com a identificação de terras públicas disponíveis, para após anos de paralisação, dar oportunidade de trabalho e produção para famílias no campo.” Disse Lula em seu pronunciamento.

O Ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira pontuou que em memória às vítimas do incêndio e a luta dos membros do Movimento Sem Terra, o trabalho agora é para que os assentados, tenham um pedaço de terra para que possam produzir e alimentar o povo brasileiro, ter uma vida vitoriosa e criar seus filhos bem e saudáveis e fazer todo o possível e impossível para assentar todas as famílias.

(Luiz Paulo Teixeira – Ministro do Desenvolvimento Agrário)

“Pela luta e pela história que vocês carregam, vamos lutar para que definitivamente cada um de vocês tenha um lote para construir suas famílias e alimentar seus filhos, temos aqui pessoas que lutaram a vida inteira e ainda não conseguiram. E vamos florestar para recuperar o meio ambiente que está desregulado e que não é culpa de vocês.” Disse.

Em seu discurso destacou ainda que a visita da equipe do governo federal é uma transmissão de solidariedade da presidência da república a todos, além de garantir um local digno e seguro para os assentados.

(Luiz Paulo Teixeira – Ministro do Desenvolvimento Agrário e Cultura Familiar)

“Transmitir a solidariedade do Presidente Lula, do governo federal a essas famílias que perderam seus entes queridos nesse acidente, além de cadastrar as famílias e dar o apoio material, procurar uma outra área para transferi-las provisoriamente, buscando parcerias entre a prefeitura, empresa Vale e estado. Essas áreas serão vistoriadas para que sejam seguras e garantam mais qualidade de vida neste momento tão delicado.” pontuou o Ministro Paulo Teixeira.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen reforçou o apoio aos assentamentos e afirmou que o próximo passo será encontrar um lugar digno para que os vitimados possam esperar até o natal para que o acampamento seja reestruturado.

(Darci Lermen – Prefeito de Parauapebas) 

“Eu quero abreviar aqui que além de garantir que a nossa gente possa ter essa estrutura para poder resistir, a próxima tarefa é sentar com o movimento sem-terra para encontrar um local adequado e esperar com dignidade até o dia 25 de dezembro e lembrar que podem contar comigo e com a prefeitura municipal” Destacou Darci.

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), César Aldrighi trouxe o apoio e também o conforto aos que habitam no assentamento, destacando que a reforma agrária no estado do Pará virá e que o cadastramento das famílias do Terra e Liberdade começará a partir desta semana.

(César Aldrighi – Presidente do Instituto Nacional de Colonização)

“Nós víamos nos olhos de vocês, a esperança de que daqui pode sair o assentamento de cada um de vocês e isso nos alimenta para atender ao pedido do presidente do Lula e dizer para vocês que o INCRA de Marabá, Brasília e junto com o ministro iremos lutar para começar a andar a reforma agrária no Pará. Iremos acordar com vocês que o cadastramento das famílias terra e liberdade começa esta semana e todos vocês serão cadastrados”.

Também esteve presente acompanhando a comitiva da presidência da Republica, o Deputado Federal Keniston Braga, que reforçou o apoio a comunidade.

(Deputado Federal – Keniston Federal)

“Este é um momento que todos nós precisamos entender a dor da perda de todas as famílias que foram vitimadas no último sábado, 9. Então um pedido, elevem os corações de vocês a Deus e peçam que acima de tudo conforte a família de cada um e já que, infelizmente isto aconteceu, que seja esse um dos motivos para que obtenhamos essa conquista tão desejada. E dar a certeza a vocês de que esta luta valerá a pena”. Destacou Keniston Braga.

(Por: Távila Marques)