Parauapebas: Novos condutores de observação de aves são qualificados

Uma das principais rotas internacionais para observação de aves, Parauapebas já se destaca como a queridinha de turistas estrangeiros, que encontram na Floresta Nacional de Carajás uma biodiversidade exuberante.

Com mais de 600 espécies de aves catalogadas, o município atrai observadores nacionais e internacionais dessa modalidade de turismo de natureza, que é uma experiência surpreendente de contato com o meio ambiente.

E para potencializar essa prática no município, a prefeitura, em parceria com o governo do estado e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mais uma vez, oferece o curso Observação de Aves no período de 22 a 26 de abril.

Durante esta semana, 25 alunos escolhidos por meio de processo seletivo vão receber aulas teóricas e práticas no meio da floresta, na área do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, distante 90 km da portaria de acesso à Floresta Nacional de Carajás.

De acordo com Aglaudene Sarmento, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), a capacitação visa atender a necessidade que o município tem de formar profissionais na área.

“Hoje, nós temos mais de 630 espécies de aves catalogadas. Assim, a Semtur sentiu a necessidade de formar parceria com o governo do estado, para que possamos realmente formar mão de obra qualificada para a atividade de observação de aves, pois o público internacional procura destinos realmente voltados para essa prática e nós somos rota internacional de observação de aves”, explica.

Os alunos serão certificados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que já oferece o curso para todo o estado e é a responsável pela ministração das aulas.

“A ideia principal do curso é qualificar pessoas que conheçam a fauna de aves aqui da região e que elas possam atuar no turismo ecológico como condutores de observação de aves. O estado do Pará é o que tem a segunda maior diversidade de aves já catalogadas. E o município de Parauapebas também é o segundo município do Pará em número de espécies catalogadas”, comenta Beatriz Cirino, bióloga e instrutora do curso.

A atividade de observação de aves, bastante conhecida também como birdwatching – termo de origem inglesa – é uma modalidade de turismo para os apreciadores de pássaros livres e tem se tornado cada vez mais comum, já que proporciona também uma fuga da rotina urbana e um contato mais aproximado com a natureza.

“Minha expectativa é ótima, porque é uma área que está expandindo aqui na nossa região. Muitas pessoas de fora querem praticar. Então a gente, fazendo esse curso, vai estar suprindo a necessidade do pessoal daqui, de fora e até de outros países que têm aquela vontade de conhecer a nossa região”, comenta o aluno  Itayan Damasceno.

Para mais informações sobre a atividade de observação de aves e rotas turísticas, o interessado pode entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na rua E, 713, bairro Cidade Nova (próximo à rua 11). Ou pelo telefone (94) 3346-4995. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.