Texto e fotos: Francesco Costa
A noite de quinta-feira, 26, ficou marcada na história eleitoral de Parauapebas, já que faltando 10 dias das eleições municipais, mais de 40 mil internautas acompanhararam o debate entre três dos quatro candidatos à prefeitura: Rafael Ribeiro (União Brasil), Graziele Ribeiro (PSD) e Dr. Felipe (PL), sendo que apenas o candidato Aurélio Goiano não compareceu ao evento, organizado pela Rádio Arara Azul FM e Carajás Podcast, sendo mediado pelos jornalistas Kelves Raniery e Arimatéa Júnior.
A população pode acompanhar o debate de forma virtual passando de 42 mil internautas, que teve como objetivo proporcionar uma discussão respeitosa e transparente, onde os candidatos tiveram a oportunidade de expor suas soluções para os desafios que enfrenta, desde a saúde e educação até a segurança e o desenvolvimento econômico. De acordo com o diretor do Carajás PodCAst, Carlos Refribom, o evento teve como base o compromisso com a democracia e com o direito à informação, para que o eleitor analise e possa tomar sua melhor decisão no dia 6 de outubro, sendo exigido o respeito mútuo e a clareza nas respostas, fundamentais para o sucesso deste debate. “As regras com penalidades que foram desde uma advertência ate a exclusão do mesmo foram discutidas e aceitas pelos candidatos”, explicou Carlos Refribom, detalhando que isso é indispensável no caso de algum candidato se sentisse ofendido poderia pedir um direito de resposta a ser analisado pela comissão do debate e caso aceito o candidato teve um minuto para se defender.
Formato do Debate – Na primeira rodada de perguntas foram sorteados os temas e as perguntas pela ordem de respostas feitas por sorteio. Sendo no primeiro bloco as perguntas feitas pelos Jornalistas Âncoras e o respectivo candidato teve 2 minutos para responder.
No segundo bloco bloco os candidatos fizeram perguntas entre si, tendo cada candidato o tempo de 30 segundos para perguntar, e o candidato escolhido 2 minutos para responder, 1 minuto de réplica e 1 de tréplica.
Já no terceiro bloco os candidatos responderam perguntas feitas pelos jornalistas convidados. Tendo os candidatos 2 minutos para responder, 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica.
No quarto bloco os candidatos responderam perguntas feitas pelos empresários convidados. Os candidatos tiveram 2 minutos para responder, 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica. As perguntas e respostas seguiram a mesma dinâmica de tempo e ordem de resposta do bloco anterior.
O debate se encerrou com o quinto bloco, reservado para as considerações finais dos candidatos.
“Nos sentimos agraciados pelo expressivo número de internautas que prestigiaram o trabalho feito com muita dedicação e planejamento por uma equipe que se mostrou no resultado visto”, evidenciou Carlos Refribom, diretor do PodCast Carajás.