No último fim de semana, sábado (7) e domingo (8), o prefeito João Salame ciceroneou mais três grupos de representantes da sociedade civil organizada de Marabá na visita às obras que sua administração vem executando em todos os núcleos residenciais urbanos. São pacotes de serviços em todas as áreas, como infraestrutura urbana, com drenagem e asfaltamento de ruas, construção, reforma e ampliação de escolas e centros de saúde, construção de creches, construção e revitalização de praças, investimentos nos hospitais Municipal e Materno Infantil, melhorias na educação e investimentos na cultura, nos esportes e no lazer e no setor da economia, entre outros para melhorar a qualidade de vida da população.
No sábado, o ex-vereador e Sebastião Ferreira Neto – o Ferreirinha –, presidente do Águia Futebol Clube de Marabá, liderou um grupo de desportistas e empresários no City Tour; no domingo quem visitou as obras da administração do prefeito João Salame foram os servidores da Controladoria Geral do Município (Congem) e um grupo de jovens internautas; e evangélicos da Igreja Assembleia de Deus do Bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira.
Desde abril do ano passado o prefeito promove esse tipo de visita. Ele entende que é uma prestação de contas feita diretamente aos interessados, os habitantes da cidade, as pessoas que contribuem com a economia do município e que, em verdade, são os donos do dinheiro público.
“É uma forma de mostrar a transparência do nosso governo, de levar as pessoas aos locais em que as obras estão sendo feitas e detalhar na oportunidade o valor de cada uma, a origem do dinheiro e também de explicar porque esta ou aquela obra está parada”, afirma João Salame, que durante as visitas faz questão de responder aos questionamentos das pessoas, ali, ao vivo.
Hoje em Marabá a prefeitura está executando o maior pacote de obras jamais visto em 100 anos de história do município, como o asfaltamento de 377 ruas até o final deste ano, todas com drenagem, o que garante maior vida ao asfalto e como nunca havia sido feito na história da cidade.
“Já temos contratado e com dinheiro na conta, até o final deste ano, nada menos que 250 quilômetros de asfalto, quase o dobro dos 150 quilômetros feitos em 100 anos”, destaca o prefeito, lembrando ainda a recuperação de 3 mil quilômetros de estradas vicinais, já realizada, facilitando a vida dos agricultores familiares de Marabá e melhorando o abastecimento na cidade.
Além das vicinais, Salame enumerou também várias outras obras na zona rural, como a criação de 70 tanques para o desenvolvimento da piscicultura, construção de quadras cobertas, melhorias em escolas, envio de médicos para as localidades e a aquisição de ambulâncias. “Quando nós assumimos, o município tinha apenas uma ambulância e, assim mesmo, quebrada. Hoje temos 14 ambulâncias, duas delas equipadas com UTI”, contabilizou ele.
Salame cita ainda outro marco de sua administração, a construção de 22 creches e todos os núcleos da cidade, lembrando novamente que “em 100 anos de história foram construídas apenas três creches em Marabá”.
O prefeito mostra também, in loco, que as escolas que estão sendo ampliadas e as que estão em construção seguem um novo padrão, com salas amplas e climatizadas, biblioteca, sala de leitura, laboratórios de informática com acesso à Internet, merenda escolar de primeira qualidade e com produtos adquiridos de agricultores do município e até um Disque-Merenda, para que os próprios estudantes façam sugestões ou reclamações diante de qualquer problema que possa surgir.
João Salame também anunciou a criação de três escolas de tempo integral, a revitalização das feiras da Folha 28, Laranjeiras e Marabá Pioneira e a reforma total das praças São Francisco, Duque de Caxias e São Félix de Valois.
Ao final de cada City Tour, é fácil perceber no semblante e nos comentários dos participantes a surpresa com tantas obras em execução. O sentimento é de alívio e certeza de que a administração está trabalhando muito, sobretudo pela periferia, como prometeu João Salame ainda em campanha.
Quem resume bem essa reação é o ex-vereador Ferreirinha: “Saímos dessa visita com sentimento de alívio, sobretudo depois de ver o projeto responsável que ele [João Salame] tem para Marabá. Isso mostra a seriedade e a responsabilidade que o prefeito tem para com a cidade. Hoje nós tivemos a oportunidade de ver obras que jamais imaginávamos e eu tenho a certeza de que você [João] está realmente fazendo um grande trabalho no município”.
Ascom/PMM