Prefeitura promove a reinauguração do Ginásio Poliesportivo Islander Souza

Um grande marco para o esporte parauapebense. Foi reinaugurado na tarde deste sábado (5), o Ginásio Poliesportivo Islander Souza, do bairro Beira Rio. O espaço foi todo restaurado, passando por uma ampla reforma para atender as necessidades dos desportistas da cidade. O ginásio ganhou novas pinturas na fachada e dentro da quadra, onde também foi reforçada as grades de proteção das arquibancadas e o espaço recebeu um piso novo para as práticas esportivas.

“Gratidão, primeiro a Deus. Gratidão a esse momento, que pra nós é especial. Dizer que a gente está muito feliz, por trazer de volta o nosso esporte, por trazer de volta o Ginásio Poliesportivo com toda essa alegria, com toda essa festa de cores, de crianças. A gente começa a partir de agora fortalecer o esporte da nossa comunidade, fortalecer os projetos sociais, e tudo aquilo que a gente tem pra fazer no calendário que tá recheado daqui pra frente”, afirma Célia Rocha, secretária de Esporte e Lazer.

A programação começou com os hinos nacional e municipal, além da exibição de capoeira. Logo após, alunos do projeto do Núcleo Esportivo de Parauapebas (NEP), adentraram na quadra e fizeram demonstração de cada modalidade esportiva em que o projeto social vai atender, entre crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos. As sete modalidades que vão atender o NEP e se fizeram presentes na quadra do ginásio: voleibol, futsal, ballet, futebol, jiu-jitsu, tênis de mesa e patins.

“Até então, é um momento único. Soma muito para a história do futebol de Parauapebas, do futsal, do voleibol, todas as modalidades. A secretaria ganha muito fazendo essa reinauguração, mas quem ganha muito mais ainda, é a população. Estamos tentando resgatar o esporte, colocar o nome de Parauapebas nos rankings e em destaque em todas as competições a nível estadual e nacional”, destaca Adaílson Silva, coordenador de esporte da Semel.

Além das apresentações dos alunos das escolinhas do NEP, outros esportes também fizeram parte da programação festiva, que contou com a turma do paintball, karatê, seleção de futebol feminino e seleção de voleibol masculino sub-21. O prefeito Aurélio Goiano, marcou presença na reinauguração do ginásio e ficou conhecendo um pouco mais da história de Islander Souza, mestre de jiu-jitsu, que faleceu em 2019 e recebeu homenagem com o nome do ginásio.

“Estive agora a pouco conversando com o professor Anderson Moratório e ele me relembrava e me contava um pouco da história do Islander Souza, o professor de jiu-jitsu, que no passado fez vaquinha, comprou lona de caminhão, foi em Curionópolis pedir raspa de pneus para fazer o primeiro tatame de jiu-jitsu, isso há 20 anos atrás. Eu estou emocionado e grato a Deus pela oportunidade que ele está me dando de reconstruir de verdade a nossa Parauapebas. Nosso ginásio estava jogado, esquecido, abandonado por muito tempo”, disse o prefeito.

O público vibrou nas arquibancadas com as partidas amistosas no novo piso do ginásio. Os primeiros a estrearem a quadra foram os times de voleibol masculino, da Seleção de Parauapebas, que recebeu a tradicional equipe da Tuna Luso Brasileira, de Belém. O time da Águia Guerreira, como é conhecida a equipe cruzmaltina da capital, venceu os donos da casa por 2 sets a 1.

“Eu acho muito bom ter essa estrutura fora da capital, porque eu sou um dos grandes defensores, principalmente do voleibol, ou de qualquer outra modalidade do esporte amador, tem que sair do eixo da metropolitana, tem que ir para os interiores. Essa estrutura aqui beneficia um projeto social aqui dentro de Parauapebas. É muito bom ter esse incentivo para jovens e adolescentes e é de suma importância ter essa estrutura para trazer competições, mostrar que o voleibol atravessa as fronteiras da capital e principalmente trazer eventos como esse de reinauguração do ginásio, que é imenso, maravilhoso, lindo. A gente ter sido convidado pra gente é maravilhoso, também”, elogiou Hudson Ribeiro, técnico da Tuna.

A atração principal da noite, foi o jogo da Seleção de Parauapebas, da modalidade futsal masculino, que recebeu a equipe do Corinthians, da cidade de Ananindeua. Os donos da casa, comandados pelo técnico Sílvio Bicho foram para cima dos adversários. Lucas Pão de Queijo marcou o gol da seleção, mas o time visitante não deixou barato e igualou a partida. Placar final: 1 a 1. O que valeu foi a festa e a volta do ginásio de Parauapebas.

“Pra mim, é uma enorme satisfação poder hoje reinaugurar o Ginásio Islander Souza e em nome da nossa secretária Célia Rocha, agradecer e parabenizar a toda a equipe da Semel. Iremos trabalhar para fazer com que o esporte seja uma ferramenta forte de inclusão e de reconstrução de vidas. O Nosso ginásio está pronto para receber as escolinhas, os grandes eventos esportivos e vamos reconstruir Parauapebas. Transparência e responsabilidade com o dinheiro público são a marca do meu governo”, finaliza Aurélio.