Promotoria define estratégias de atuação com órgãos públicos no combate à violência doméstica

No mês mês de agosto, dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Promotoria de Justiça de Bragança promoveu reunião na quarta-feira (10) com órgãos públicos e sociedade civil. O objetivo foi divulgar e definir estratégias de atuação conjunta com a rede de proteção no âmbito do combate à violência doméstica, de acordo com os dois projetos elaborados pela Promotoria.

Um dos projetos é o “Conscientizar é Proteger”, proveniente da atuação conjunta das três Promotorias de Justiça de Bragança, visando contribuir com a prevenção e diminuição dos crimes de violência doméstica, levando ainda ao conhecimento da comunidade escolar formas de proteção, divulgando os canais de denúncia, além de apresentar a todos quais os órgãos de proteção que podem ser acionados quando da constatação de violências praticadas contra a mulher.

O segundo projeto é o “Transformando Vidas”, elaborado pela 3ª Promotora de Justiça de Bragança, Maria Cláudia Vitorino Gadelha, que objetiva fomentar junto à rede de proteção a profissionalização das vítimas de violência doméstica, buscando o empoderamento e aprimoramento do conhecimento técnico dessas vítimas.

A Promotora Maria Cláudia realizou a reunião juntamente com os Promotores Bruna Rebeca Moraes e João Batista Cavaleiro e com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Trabalho e Promoção Social, de Educação e de Saúde, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM/PARAPAZ), Coordenação Municipal dos Direitos das Mulheres, Universidade Federal do Pará (UFPA), Casa do Empreendedor, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Bragança (CDL) e Instituto Mix de Profissões.

Ao final da reunião foram definidas as diretrizes para a execução dos projetos no combate à violência doméstica, contando com o apoio de todos os presentes.

 

Texto: Promotoria de Bragança, com edição da Ascom