Construído durante a década de 80, no auge do ouro em Serra Pelada, o teatro municipal de Curionópolis, constituiu-se uma das poucas casas de artes da região, o referido local, foi ponto de encontro durante décadas da sociedade em diferentes momentos. Aquele que tanto abrigou a produção cultural, hoje precisa de atenção.” Salvem o teatro de Curionópolis”.
Um local histórico, que acompanhou a evolução da cidade e sua emancipação; que vivenciou inúmeras reuniões e apresentações artísticas; que deveria ser o símbolo das artes e da cultura da região. O teatro municipal de Curionópolis, que deveria ser reformado, ampliando e equipado, com a mais modernas instalações, hoje amarga um triste fim. Depois de tantas glorias, o local virou depósito de lixo e de contêineres. Abandonado, sofre o descaso do poder público municipal.
Padre Cláudio Barradas, o papa do teatro paraense, diz que: “Em toda cidade, deveria ter o seu teatro, cujo o local seria um centro pensante de uma sociedade, onde se ensinaria, além da arte e da cultura, a cidadania”. A gestão municipal atual, não valoriza a sua história e muito menos o seu patrimônio histórico. Só mostra o descaso da gestão com esse equipamento cultural, tão necessário em uma sociedade.
(Doddy Amancio)