Os dirigentes da Federação Paraense de Futebol (FPF), incluindo o presidente Ricardo Gluck Paul, receberam o governador do Pará, Helder Barbalho, nesta terça-feira, dia 20. No encontro foi debatido os próximos passos para que Belém volte a receber um jogo da seleção brasileira.
A Federação irá agendar uma reunião com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para tratar sobre o assunto. O Estádio Mangueirão, inclusive, deve passar por uma vistoria da Conmebol ainda neste mês e, com isso, ficar apto para receber jogos da entidade.
Em setembro começa a Eliminatória da Copa do Mundo. A expectativa é que Belém volte para a rota da Seleção. O presidente da CBF já havia sinalizado a possibilidade. A capital paraense também se colocou à disposição para ser sede de uma possível Copa do Mundo Feminina no Brasil. O país é candidato para receber o torneio em 2027.
Novo Mangueirão
Uma das novidades após a reforma do estádio é a ampliação da capacidade para 53.645 pessoas. Agora são 14 rampas de acesso para os setores arquibancadas, cadeiras e camarotes, que passaram de seis para 36. O estacionamento foi ampliado para sete mil vagas.
O gramado foi trocado para o tipo “bermuda celebration”, adequado ao clima amazônico e utilizado em várias arenas de futebol pelo mundo.
Estádio Mangueirão, em Belém (PA) — Foto: Roni Moreira/Agência Pará
Sustentabilidade: o Mangueirão foi equipado sistema de coleta de água da chuva. Com isso, é evitado o uso de água potável em algumas áreas, como nas descargas e na lavagem de pisos; também foram instaladas placas fotovoltaicas para geração de energia, que não apenas permite a conservação de recursos naturais, como a diminuição de despesas com energia elétrica.
Inclusão: das 14 rampas de acesso, quatro são exclusivas para pessoas com deficiência. Há também duas salas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Sala especial para pessoas com TEA — Foto: Agência Pará
Segurança: o estádio tem uma unidade itinerante da Delegacia da Mulher, que atende casos específicos que venham ocorrer dentro do Mangueirão. Há ainda a delegacia do torcedor para possíveis casos de crimes dentro do estádio.
O local também conta com mais de 530 câmeras instaladas, com monitoramento em tempo real e reconhecimento facial. Deste modo, pessoas com problemas judiciais são reconhecidas
Fonte: Ge Pará