Sapucaia: Wilton Lima é acusado de nepotismo e enriquecimento ilícito

O prefeito de Sapucaia, Wilton Lima, foi, mais uma vez, alvo de graves denúncias por parte de cidadãos do município. Nesta quinta-feira (22), o cidadão José Oliveira Fonseca protocolou na Câmara Municipal de Sapucaia e no Ministério Público do Pará acusações de que Wilton pratica nepotismo, cometeu improbidade administrativa e que enriqueceu de forma ilícita, se aproveitando do erário público de Sapucaia.

Segundo a denúncia, Wilton emprega toda a sua família na prefeitura, seja de forma direta, como servidor, seja como prestador de serviços. De acordo com a denúncia protocolada, os parentes de Wilton não possuem capacidade técnica para ocupar as funções e realizar os serviços, mas são tesoureiros ou secretários municipais. Tios e outros familiares de Wilton emitem notas fiscais como prestadores ou fornecedores do município.

Outra denúncia muito grave protocolada é de que há fraudes em licitações no município. O principal alvo é a empresa E M Medeiros ME, a Medeiros Locações. De acordo com a denúncia, a empresa já recebeu tem mais de R$ 350 mil empenhados para receber da Prefeitura de Sapucaia. O problema é que a Medeiros Locações, fundada há pouco mais de um ano, é uma empresa de pequeno porte e não possui um pátio com máquinas para prestar o serviço da qual foi contratada.

A denúncia leva em conta ainda que a empresa pagou uma parcela de R$ 150 mil de um loteamento adquirido pela Prefeitura de Sapucaia. O questionamento é: Por que uma empresa particular pagaria dívidas da prefeitura? “Mais um fato obscuro que o senhor prefeito pratica em Sapucaia, fato que precisa ser apurado e investigado” destaca o texto da denúncia.

A denúncia vai mais longe e afirma que as licitações abertas pela prefeitura tem vencedores combinados e que os valores ganhos são rateados entre o prefeito e secretários. O cidadão denunciante disse ainda que o ato da licitação não acontece, “apenas se reúne para que seja decidido o que a empresa vencedora vai pagar de retorno ao gestor”.

Nova denúncia em poucos dias

Na última semana, Wilton Lima já havia sido alvo de denúncias graves. Outro cidadão havia o denunciado de desvio de dinheiro público ao contratar profissionais para sua fazenda e pagar com dinheiro público.

Na ocasião, nem Wilton, nem a Prefeitura de Sapucaia comentaram o caso. Desta vez, tudo igual e o silêncio permanece.

O espaço continua aberto para esclarecimentos.

 

Fonte: Gazeta carajas