O Carajás o jornal abre série de entrevistas com os principais pré-candidatos a prefeito de Canaã dos Carajás. São pessoas que colocaram os respectivos nomes à disposição para avaliação popular e apreciação dos partidos que, ao final, definirá se lançam os citados como candidatos.
Quem abre a série é o Secretário Municipal de Administração do município, Alex Rodrigues Silveira, que fala de sua chegada ao Município, sua atuação profissional e política; e de suas pretensões caso venha a ter a candidatura consumada.Alex Rodrigues Silveira, é um jovem natural de Goiânia, capital de Goiás; porém passou o início de sua juventude em Gurupí, estado do Tocantins. Foi ali que se formou em Direito e Ciência da computação.
Confira a entrevista:
O jovem empreendedor veio para Canaã dos Carajás em 2013, atraído pelas oportunidades já que se trata de uma região de vocação mineral e com prosperidade que a impulsiona ao crescimento. Ele conta ter vindo conhecer a região vindo depois para ficar em definitivo; onde hoje é Secretário Municipal de Administração.
Hoje, filiado ao Patriota, disponibiliza seu nome para apreciação de seu grupo partidário como pré-candidato a prefeito em 2020.
Nesta entrevista conheceremos mais da vida de Alex, suas atribuições atuais e pretensões para o futuro.
Carajás O Jornal (COJ): O que lhe trouxe para Canaã dos Carajás?
Alex Rodrigues Silveira (ARS): Havia o desejo de reunirmos a família em uma região mais próxima ou em uma mesma cidade, viemos conhecer e vimos ser uma cidade de oportunidades onde poderíamos crescer juntos economicamente. Assim montei meu escritório de advocacia e minha irmã um consultório de odontologia e meu pai pôde ficar mais perto das terras que ele possui.
COJ: E a aproximação da vida pública, como se deu?
ARS: Meu tio foi prefeito em Jaú do Tocantins e meu pai também já disputou eleições. Então estou nesse meio desde que me entendo por gente indo para comícios e eventos políticos.
COJ: Como se deu esse convite para você compor o governo de Canaã dos Carajás?
ARS: Como gosto de política ao chegar aqui me envolvi, participando do processo eleitoral de reeleição do já prefeito Jeová Andrade. Apoiamos também um candidato a vereador que também foi eleito.
Passado o processo eleitoral e iniciado um novo mandato, o prefeito Jeová nos convidou para fazer parte do secretariado e por acreditar que podemos contribuir com o desenvolvimento do Município por amar essa cidade que escolhi para viver, aceitei o convite; mesmo tendo que deixar um escritório de advocacia bem-sucedido.
COJ: O que lhe fez perceber poder ser um pré-candidato a prefeito?
ARS: Foi uma decisão de grupo. Eu expunha o desejo de ser candidato a vereador. Com isso foi juntando lideranças e formadores de opinião que entenderam ser um perfil não para o legislativo, mas, para o executivo.
Então chegamos à conclusão que poderia pôr o nome à disposição e se for da vontade dos companheiros e da sociedade poderemos concorrer a chefia do município.
COJ: Como você vê que pode trabalhar alguns segmentos que precisam ser alavancados?
ARS: Quando cheguei aqui ainda antes de participar da gestão, notei ser uma cidade atípica onde chegou um acelerado crescimento com a implantação de um projeto de mineração e estava às portas a implantação de um segundo projeto ainda maior. Mesmo assim, a cidade ainda carecia de quase toda a infraestrutura básica como, por exemplo, água, esgoto, pavimentação asfáltica, hospital e escola.
Nesta atual gestão, o prefeito Jeová vem construindo isso; fazendo também o controle de abertura de novos loteamentos evitando assim problemas sociais e aumentando os custos aos cofres púbicos.
Mas, ainda não chegou às condições que população precisa e merece. Mas, já é uma base para continuarmos avançando e transformar Canaã na melhor cidade do estado do Pará. É essa, inclusive minha bandeira.
E vejo isso sendo possível, ao comparar o tamanho da arrecadação e o tamanho da população desse Município.
COJ: Como pôr em prática sua bandeira de campanha na hora de administrar?
ARS: Canaã hoje é uma cidade que tem uma grande arrecadação, porém, como ainda estamos fazendo obras estruturais que, por sinal, são indispensáveis e inadiáveis, não nos permite transferir essa arrecadação para poder aquisitivo da sociedade.
Assim, Canaã ainda não é uma cidade com oportunidades geradas pelo Poder Público. Assim, nosso foco é desenvolvimento econômico da cidade; que acontecerá com o fortalecimento econômico do município que acontecerá com o desenvolvimento de um tripé econômico sendo: implantação de educação de nível superior, o que fomenta a economia através dos universitários trazendo oportunidades para o comércio e serviços locais; fomento do Agronegócio, para que leve de volta as pessoas para o campo onde plantarão, com o apoio do poder público que investirá em tecnologia, e assim terão competitividade para manter-se no mercado; com mão de obra qualificada e com matéria prima a disposição, naturalmente, atrairemos indústrias e isso significa empregos para todos e muitos recursos circulando nas mãos das pessoas e voltando aos cofres públicos.
Com isso, mesmo com o fim da mineração continuaremos uma cidade próspera.
Paralelo a isso, tenho como objetivo a construção de um Parque Aquático, o que atrairá turistas de outras regiões e também da própria cidade. Após a construção, o empreendimento poderá ser explorado por empresa, deixando assegurado em contrato aos moradores de Canaã dos Carajás preços diferenciados, para que nosso povo possa ter acesso ao lazer.
COJ: Como você vê hoje as condições da saúde pública no município e o que pode melhorar em seu governo?
ARS: Saúde pública e um problema nacional. Vejo que houve bons avanços na saúde pública em Canaã dos Carajás, porém, reconheço que ainda há muito a se fazer.
Não costumo vender ilusão. Por isso, aposto na regionalização da saúde de Parauapebas, através de consórcio, o que nos facilitaria para manter uma boa estrutura de saúde para todos. O plano atual, que já está sendo licitado, é a implantação de um hospital universitário que será interessante para atrair faculdades de medicina e enfermagem. Isso melhorará muito, já que todos os estágios atendem a comunidade.
Trazer mais atendimento odontológico; tratamento voltado para a saúde da mulher; hemodiálise; coisas que ameniza o sofrimento da população.
COJ: Como está a educação fundamental, responsabilidade do município, e o que pode ser melhorado?
ARS: Reconhecemos que a educação de base também precisa de investimentos e melhorias; pois, para termos um bom ensino superior é necessário que se inicie de baixo, tendo pessoas para ingressar no ensino superior.
Assim, dentro da infraestrutura que já foi criada e implantada pela atual gestão, agora, o foco principal é a elevação dos índices. Temos que ter como meta superar SOBRAL, a cidade com melhor IDEB.
COJ: E para a segurança pública, qual seu plano para melhorar?
ARS: Hoje, já temos problemas e com o crescimento populacional e econômico a tendência é que aumentem.
A primeira medida é melhorar e cuidar da iluminação pública. O projeto é trocar toda a iluminação pública por lâmpadas de super led o que reduzirá os gastos e trará mais qualidade.
Instalar o sistema de videomonitoramento em toda a cidade. Isso além de atender a segurança pública dará qualidade de vida aos cidadãos ao interligar a saúde, conselho tutelar, vigilância sanitária, código de posturas, trânsito, polícia civil e demais órgãos.
COJ: Como está e como ficará a Assistência Social?
ARS: É uma secretaria que mais trabalho no governo. Mas, quero, quando gestor, que nossa cidade seja cheia de oportunidades e não assistencialista. Pois, as pessoas tendo sua independência financeira, não necessitarão de receber cestas básicas. O foco será a manutenção de trabalhos já desenvolvidos para crianças, adolescentes e idosos.
Faço parte da nova política que agora faz parte da realidade de nosso país. Não vendo ilusão. Tenho competência e capacidade para transformarmos Canaã dos Carajás na melhor cidade para se viver. Isso será possível se lutarmos juntos e com constância.
Precisamos pensar Canaã como uma cidade grande onde todos os pais tem a oportunidade de manter aqui os filhos aqui se precisar ir para outros municípios ou Estados para fazer um curso superior ou procurar trabalho.
Dr. Alex Rodrigues e esposa, Mariane e suas duas filhas, Maryssa e Mayla -Foto arquivo pessoal da família