SENAI oferece cursos em Curionópolis

Francesco Costa

Uma articulação feita pela Vereadora Edilei Maria Lopes de Sousa que se sensibilizou com a carência da população que via as vagas de empregos sendo ocupadas por pessoas vindas de outros municípios sob a alegação das contratantes afirmando que no município não haviam pessoas qualificadas. “Articulei junto com Doutro Gerson Peres, presidente do PP (Partido Progressista) e presidente do SENAI no Pará. Falei da necessidade dos jovens que precisam de capacitação, e ele concedeu estes cursos para Curionópolis”, explica a vereadora, explicando que com a capacitação destes jovens deixa de ser necessário a vinda de pessoas de outros municípios para atender a demanda do mercado local.

Ela destaca que serão formados centenas de profissionais como pintor predial, pedreiro, armador, eletricista, grande passo, ainda segundo ela, para a construção civil. “Curionópolis está no caminho certo, faltando apenas administradores que pense no bem comum”, planeja Edilei, posicionada em seu terceiro mandato de onde diz ter sempre escolhido defender os interesses do povo. Ela mora há 33 anos em Curionópolis e desde bem cedo se interessou pela política por ver, segundo ela, a forma de adquirir forças para buscar soluções para os problemas da população.

E diz que tem um novo passo em sua caminhada política, ser prefeita de Curionópolis, para isso colocou seu nome à disposição pelo PP como pré-candidata.     

Responsável pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em Curionópolis, o Professor Pedro Paulo Pinon de Araújo, diz que tá tudo dentro do previsto, os cursos na área de eletricidade e da construção civil está funcionando com normalidade. “Apesar de ser uma demanda fora do que estamos acostumados a trabalhar fechamos as turmas com números normais e já temos outras pessoas aguardando o início de novos cursos”, diz Pinon, afirmando que a procura só confirma a credibilidade do SENAI que é referência mundial em cursos profissionalizantes. Tendo como visão formar o cidadão preparando-o para os mercados formal e informal.

A demanda atendida aqui contemplar as necessidades do município em qualificar pessoas para atender as empresas locais, para que quando suja vagas não seja preciso buscar pessoas de fora. Com aulas diárias de 4 horas, os cursos têm duração de 160 horas, divididos em 40 dias, com três turnos diários. 

 Elétrica

 Elson Ribeiro, 23 anos, nascido em Curionópolis.

Nunca tinha trabalhado na área de elétrica. Escolhi esse curso para enriquecer meu curriculum e fortalecer no mercado de trabalho. De extrema importância a iniciativa da vereadora de trazer o pacote de cursos pelo SENAI para nosso município, oportunidade que só nos enriquece.  

Jackson Costa Maciel, 24 anos, nascido em Curionópolis.

Eu já trabalhava na área de elétrica há cinco anos, mas me faltava qualificação. Agora com este curso pelo SENAI só melhora minhas oportunidades através de uma habilitação profissional.

Na situação que se encontra Curionópolis hoje, esta é uma oportunidade única e uma das melhores formas que já aconteceu desde que nasci aqui e sempre vi que todos os jovens de minha idade e até os mais velhos careciam de uma oportunidade como esta.

Aqui mesmo em Curionópolis o mercado absorverá minha mão de obra.

 Pintura predial

 Queliane de Oliveira. Pintor Predial

 Escolhi por ser interessante lá em casa a gente vive pintando paredes e quis conhecer as técnicas corretas. Agora pretendo exercer a profissão que achei apaixonante.

A iniciativa da vereadora Lucilei de articular a vinda dos cursos para Curionópolis beneficiou diretamente a nós que não podemos pagar e não precisamos procurar sair do município para estudar.

 Rodrigo Godoi de Sousa, 22 anos de idade, morado de Curionópolis também há 22 anos.

O SENAI é uma ótima instituição e como já trabalho nesta área tive interesse em me qualificar.

Já atuo nesta área de elétrica e agora terei um conhecimento técnico.

Poderei continuar em minha cidade, pois o mercado aqui é carente de mão de obra qualificada.

 

 Por: Francesco Costa