Site traz ranking de empresas sobre resolução de reclamações de clientes

O Ministério da Justiça informou nesta sexta-feira (10) que o site consumidor.gov, disponível desde o fim de junho para acolher reclamações de consumidores sobre empresas, passou a disponibilizar, também, comparações sobre os indicadores das empresas participantes, tais como os índices de solução, de satisfação, prazo médio de resposta e percentual respondido.

Segundo o governo, a transparência proporcionada por essa nova etapa do consumidor.gov contribuirá para a competitividade pelo melhor atendimento ao consumidor. Avaliou ainda que os indicadores permitirão aos consumidores comparar o desempenho das empresas participantes por meio de um novo ranking – chamado de “ranking dos melhores”.

Ainda de acordo com o Ministério da Justiça, outra novidade do site, que está sendo disponibilizada para a população de todo o país, é o infográfico com dados sobre a quantidade de reclamações por região e unidades da federação, além da quantidade de usuários cadastrados na plataforma e o total de empresas credenciadas.

A plataforma consumidor.gov.br conta com a adesão de 181 empresas, informou o governo, sendo que outras 52 estão em fase de credenciamento. Se a empresa não estiver no site (a adesão não é obrigatória), entretanto, não é possível registrar a reclamação. Cerca de 28 mil consumidores estão cadastrados e mais de 18 mil já registraram suas reclamações, acrescentou o Ministério da Justiça.