Só Política

Essa semana fiz uma breve passagem nas câmaras de Curionópolis e Canaã dos Carajás, como já é de costume ficar na terça-feira em Parauapebas, dei uma esticadinha para olhar como anda o movimento nessas outras câmaras. Logo em Canaã dos Carajás fomos surpreendidos com uma denúncia naquela Casa de Leis, onde o vereador Chefinho (PP) fez grave denúncia contra a Vale. Segundo o edil, a poderosa empresa que, também segundo ele, diz prestar serviço à comunidade é apenas enrolação. “O meio ambiente está sendo penalizado com as ações da mineradora, algumas denúncias já foram feitas nesse sentido, mas pouco se fez pra reparar os problemas existentes na região”. Assim ficou marcado comigo e seus assessores para olhar o problema de perto, entrevistar moradores e carrear a denúncia em outros órgãos. Próxima semana matéria completa aqui no Carajás o Jornal.

Outra surpresa muito boa naquele município foi a visão aguçada que eu percebi do atual presidente daquela Casa de Leis, muito à frente daqueles que ali estiveram. Jeam Carlos quer implantar na cidade, uma rádio comunitária e uma TV Câmara para dar suporte aos munícipes que ainda não tem tempo de ir às sessões, assim eles poderão assistir em casa, ao vivo, as sessões da câmara daquela cidade; caso ele consiga poderemos, ver o primeiro presidente de câmara a dar passos tão largos em toda essa região. Nas sessões em Canaã o clima está ameno e tranquilo, apesar de no fim do ano passado haver um tumulto pela disputa da presidência, mas as coisas parecem ter ajeitado. No trabalho da casa, vi apenas uma situação que pode ser melhor avaliada, não tem cronômetro visível para que os munícipes possam acompanhar o tempo da fala de cada vereador.

Já na quinta-feira dei uma passada no município de Curionópolis com meu irmão Edy Luiz, em visita a câmara municipal eu percebi que três coisas precisam ser melhor avaliada, o dito cronômetro que também não tem na parede; e uma coisa que achei grave, a cidade não tem Hino do Município, ou se tem, não foi executado na abertura da sessão da câmara, pelo que vejo, a câmara municipal precisa executar o hino do município e Nacional Brasileiro. Outra coisa que percebi, foi a pouca quantidade de pessoas presentes na sessão, na verdade os vereadores precisam de pelo menos colocarem seus assessores para estarem presentes na sessão e depois comentar na cidade o que aconteceu, mas de acordo com o atual presidente, Cassiano Bezerra, esses detalhes vistos por mim, já estava na sua pauta de organização da Casa de Leis. A vereadora Ediley Lopes (PP) por sua vez, fez duras críticas à diretora da casa de saúde daquela cidade, dizendo que estava ligando no celular dela para resolver algumas pendências e não estava conseguindo retorno, deu um recado pra ela e pediu ao líder de governo arrumar essas coisas pequenas.

Ediley Lopes já está dizendo aos quatro cantos da cidade que sua pré-candidatura à prefeitura daquela cidade é dada como certa. Segundo ela, já são dois mandatos de vereadora a frente daquela casa de leis e agora ela deve buscar um trabalho mais árduo e também gratificante que é comandar uma cidade como Curionópolis. Já são alguns pré-candidatos rumo à prefeitura daquela cidade, pelo que conversei nos bastidores teremos nas eleições pelo menos 5 candidatos naquela cidade para 2016.

Ediley falou também que precisavam de resolver um problema urgente na cidade, assim também como o presidente da casa falou no assunto. Segundo eles, existem vários motoqueiros que ficam fazendo arruaça na rua, empinando motos e depois que vão presos, logo, logo aparece um vereador para soltá-los, então a partir daquele momento, ninguém mais faria isso e também resolver um problema na delegacia de falta de escrivão, sempre falta escrivão para atender os munícipes.

Nesse fim de semana o senador Flexa Ribeiro esteve presente na região do Carajás, já visando as eleições de 2018 para governador. O senador concluirá seu mandato e deve ser candidato ao governo do Estado pelo PSDB, assim suas visitas já começaram no estado. Em Curionópolis ele foi recepcionado por Rui do Posto, que deve concorrer ao cargo de prefeito daquela cidade. Em Canaã já foi a galera do Valdemar da Pavinorte, em Parauapebas foi recebido pelo vereador Major da Mactra e diretoria do PSDB. A visita do Senador teve um grande significado no sul do Pará, as conversas foram significativas pelos líderes dessa região. O vereador Major da Mactra disse que esse momento é de crescimento para sua legenda e vai fazer o que for possível pra crescer o partido na região.