Só Política

Esse fim de semana foi bastante trabalhoso para mim, mas fazendo o que gosto. Na sexta-feira à noite estive presente no encontro do Democratas que aconteceu na Chácara Rio Verde; no domingo saí de casa de madrugada e fui até a Serra Pelada, aproveitei uma caminhada de Miguel Cassio e fui junto na caravana. Mas foram duas gratas surpresas para mim, na sexta à noite eu acompanhei de perto a hora da chegada de Marcelo Catalão no evento, rapidamente me veio à cabeça um “BIS”, do momento do início da caminhada de Darci Lermem em 2004; parecia que eu estava revivendo aquele momento, inclusive muitas das lideranças que se faziam presente, também estava naquele longo 2004.

Foi fácil observar no semblante das pessoas que já visavam um novo momento da política local, que a disputa não será fácil ano que vem, para o nosso atual prefeito Valmir Mariano; e Marcelo Catalão, no meu modo de ver as coisas caminharem a política de Parauapebas vai polarizar entre essas duas personalidades políticas, claro que não menosprezando as outras lideranças, mas boa parte dos líderes que fazem a engrenagem da máquina política funcionar estavam naquela noite na Chácara, alguns deles eram do próprio governo, pois queriam ver qual era a força do Marcelo em relação as lideranças.

Mas o menino prodígio que vem ganhando aliados fez seu papel de casa, mostrou aos líderes estaduais do partido, se tem ou não moral com as lideranças localis; na sua fala, Marcelo contou um pouco da sua história de vida que se confunde com a de Parauapebas, chamou sua esposa Marília e pediu na presença de todos ali, um filho para o casal e as lagrimas que ele derramou, comoveu quem estava presente, disse que está deixando de lado algumas coisas pessoais para cuidar desse projeto chamado “Parauapebas”, foi muito emocionante pra quem estava no local. Depois o presidente estadual do DEM, Lira Maia disse que vai ajudar Marcelo a realizar seu sonho de ser prefeito, que ele pode contar com o partido e com apoio das lideranças estaduais e nacionais.

Na outra visita que fiz, estive em Curionópolis rumo a Serra Pelada para visitar lideranças locais. Acompanhei o pré-candidato a prefeito Miguel Cassio o “Negão Show”, nas visitas em residências e fechando acordos visando as eleições 2015. Para minha grata surpresa, Miguel Cassio que mostrou que consegue correr por dentro das duas frentes de líderes que existe por lá. Vejam bem, vou explicar, em Serra Pelada existem dois grupos, os “Curiólanos” grupo que acompanharam e ainda acompanha o ex-prefeito Curió, mesmo morando em Brasília e tem o grupo “Chamom” que vem da família de Chamonzinho atual prefeito. Mas Miguel Cassio, trabalhou com o prefeito Curió por sete anos e também trabalhou com Chamonzinho por 7 anos, sua esposa ainda é secretária de saúde no governo atual. Pois bem, agora Miguel tem a difícil tarefa de unificar esses dois grupos e fazer Serra Pelada caminhar rumo ao desenvolvimento. Ele já começou a fazer esse trabalho por Serra Pelada, ele articulado como é, pode fazer isso acontecer, nas visitas dos dois grupos que ele fez, nesse mesmo dia, vários apoios ele recebeu no local e com certeza vai impressionar pela capacidade de articulação que tem  para chegar fácil na prefeitura de Curionópolis. Miguel também me disse que sua candidatura é independente e já fez várias costuras dentro dos grupos para que seja o candidato de todos eles, não quer distinção de grupos, eles serão unificados em nome de um bem maior.

Dizem que quem planta boas sementes, colhe bons frutos, pois é isso que já está acontecendo com o Secretário Municipal de Produção Rural, Horácio Martins; hoje, um dos melhores secretários da atual gestão de Valmir Mariano. Semana passada ele foi junto com sua equipe na zona rural colher algumas toneladas de peixe que foi do programa de sua secretaria; com 5 equipes divididas em toda zona rural ele tem dedicado apoio aos colonos e a produção está aparecendo, há poucos meses atrás ele trouxe no gabinete os colonos pra dar um suporte ao prefeito nos momentos difíceis do entrevero com os vereadores, com isso Horácio vai se cacifando com o prefeito Valmir Mariano e mostrando para que veio. Diga-se de passagem na zona rural nesse momento o que está precisando mesmo é recuperação de estrada e pontes, mas isso não é da alçada de Horácio, se isso estivesse resolvido o prefeito teria grandes chances de sua reeleição, pois na zona rural tem muita gente e são bem mais fiéis que os outros. Vamos lá prefeito recuperação de estrada e orçamento naquela secretaria para 2016, pode ser a salvação da lavoura do senhor. Competência Horácio Martins já provou que tem.