Só Política

Semana passada eu acompanhei uma visita na zona rural feita pelo Secretário Municipal de Produção Rural, Horácio Martins e sua equipe, essa coordenada pelo Médico veterinário Nazareno Fontana, na região da Palmares II. Fiquei satisfeito com o que vi, se falando de produção dos colonos, apenas as estradas que não foram beneficiadas no verão passado, estavam em péssimas condições, mas Horácio Martins viu os primeiros frutos sendo colhidos de um trabalho que foi desenvolvido desde o senso de 2013, logo nos primeiros dias de governo. Horácio mostrou a mim que tem um espírito de liderança muito além dos secretários que hoje fazem parte do governo de Valmir Mariano. Há muito tempo eu não via na PMP uma equipe tão afinada e produtiva como essa da Sempror, mas pelo visto é resultado de um trabalho do secretário com seus liderados, todos sem exceção mostrava a satisfação de estar naquele grupo e produzindo. Horácio é um dos poucos que continua na secretaria desde o início do governo.

Já na zona rural, também pude presenciar a satisfação dos pequenos e médios produtores que foram beneficiados de uma forma ou de outra pela secretaria. Um dos moradores, conhecidos por Baé, me disse que toda semana fatura algo em torno de R$ 500 apenas com verduras que vende na feira, mas ainda tem galinha, mandioca, peixe e quer nesse ano dobrar a produção. Vi muita alegria e gente agradecendo a visita de Horácio pela primeira vez um secretario na sua humilde localidade; tudo isso eu presenciei e achei muito importante na vida daqueles colonos. No local do almoço, próximo da ponte do limão, Horácio deu um show de humildade e reconhecimento da sua equipe perante as pessoas presentes, isso chamou muito minha atenção. Quero desejar os parabéns ao nosso secretário e dizer que o trabalho dele está sendo reconhecido pelos colonos e agora por mim também. Esse está em alta no governo de Valmir Mariano.

Mas não são todos que estão em alta nesse governo, alguns estão caindo de ladeira abaixo, caso do vereador Odilon Rocha, ele foi liberado pelo Juiz Líbio Moura pelas armas que tinha em casa, mas continua encarcerados por outros motivos. Corre nos bastidores da Câmara que a gestão anterior da mesa, da qual Josineto Feitosa era presidente, deve ser toda presa, por corrupção ativa e improbidade administrativa, além do prefeito Valmir Mariano que pode também cair do cargo e ter que esperar para ser julgado por fora do mandato. A vice-prefeita Ângela Pereira espera uma decisão da justiça pra assumir a cadeira no morro dos ventos, como também espera a cadeira Marcelo Parcerim que é primeiro suplente de Odilon Rocha, caso essa caia do mandato.

Outra possibilidade que eu ouvi, inclusive do próprio vereador Pavão, é um pedido de licença médica durante alguns meses e ceder o lugar ao seu primeiro suplente Antônio Massud, isso acontecendo os tamborins da câmara no segundo semestre devem esquentar, pois Massud é bem preparado naquela Casa de Leis, tendo dois mandatos de vereador, um período de um ano como presidente da casa, por isso a coisa pode esquentar e muito no segundo semestre. Massud também disse nos bastidores que caso sua esposa Ângela Pereira assuma a prefeitura, o primeiro ato dela será exonerar todos que estão com secretarias no governo e não estavam na campanha em busca de votos, serão colocados no lugar, pessoas e partidos que ganharam as eleições contra o PT, esses que foram para rua lutar e pedir votos, segundo ele tem muita gente que não trabalhou e está desfrutando do governo e muitos deles nem conhece nosso povo e isso é um absurdo.

Em Canaã dos Carajás teremos nesse dia 13 um encontro regional do PMDB, nesse encontro já vamos observar como será trabalhado a questão das bases pra 2016. Roberto Andrade, presidente da legenda, que era secretário de governo, saiu no segundo ano do governo, está fora dele, eu não sei de que forma ele está fora, mas está, vou observar bem direitinho, porque eu já estou sabendo que há um pedido do partido para tirar dois secretários que compõe hoje a base governista, nessa edição não vou falar os nomes e pedido da minha fonte, mas provavelmente próxima edição já posso falar, quero ver como as coisas se resolvem. Estamos ligados e de olho.