Só Política

O prefeito de Parauapebas Valmir Mariano convocou a imprensa para prestar esclarecimentos a respeito de todos esses acontecimentos que envolve muita conversa e muito bate-boca nos quatro cantos da cidade. Alguns pontos que foram cruciais e a imprensa não sabia, foi a ato de busca e apreensão na casa do prefeito feito pelo Gaeco, o prefeito disse que eles chegaram na porta do seu quarto e perguntaram por armas, mas o prefeito disse que não fazia uso de armas de fogo, eles levaram alguns objetos pessoais dele e só.

Um dos apertos que o prefeito pegou foi em relação a mudança constante de secretários e a falta de cumprimento com o grupo que o elegeu, nessa resposta o prefeito não falou coisa com coisa e aplicou o enroleichom, mas no final de tudo todos se salvaram. O prefeito apresentou mais de cem obras que já foi feito ou estão em andamento no seu governo e mais de sessenta empresas estão fazendo ou já fizeram essas obras, isso esclareceu o que foi falado em relação a poucas empresas que ganham as licitações em Parauapebas.

Outro bom esclarecimento do prefeito foi em relação ao pagamento da energia fornecida pela Celpa, circulou nas redes sociais, além do ministério público ter relatado na imprensa que a energia do Hospital Municipal estaria com as contas atrasadas e que não cortaram porque era o HMP, mas o prefeito mostrou um nada consta de débitos da PMP com a Celpa, e ele ainda disse mais, no caso é a Celpa que deve para a PMP, a respeito de um trabalho da retirada de uns postes e foi a PMP que estão fazendo a retirada deles, quando na verdade deveria ser a Celpa, assim o prefeito acabou se saindo bem na coletiva de imprensa que foi organizada pelo Jornalista Marcel Nogueira.

O jornalista Zinho Bento do jornal de Parauapebas cobrou do prefeito mais coletivas de imprensa, ao longo de dois anos e meio de mandato apenas três coletiva foram feitas, incluindo essa, o prefeito Valmir Mariano prometeu que vai chegar mais perto da imprensa e fazer essas coletivas mais vezes. Mas esse tipo de atitude de não estar perto da imprensa, parece que é um azarão dentro da política, antes de estar no poder, quem mais é valorizado é a imprensa, tudo que se vão fazer, o primeiro convite é pra imprensa, mas depois que chegam ao poder, os meios de comunicação são os primeiros a sair da linha de pensamento do político. Por exemplo em Canaã dos Carajás, já se vão dois anos e meio e ainda não me lembro de ter uma coletiva de imprensa, o prefeito Jeová Andrade é bem mais fácil o acesso a ele do que outros desses municípios, mesmo assim é muito difícil ter um olhar de gratidão da imprensa como um todo. Apesar de o secretário de comunicação de Canaã dos Carajás Carlos Magno estar sempre à disposição e retornar todos os telefones do qual é chamado, mas fica faltando aquela ponta de gratidão do prefeito aos que chegaram em primeira hora.

Em relação aos vereadores de Parauapebas, existe muita especulação da possível prisão do ex-presidente da câmara Josineto Feitosa e a mesa que estava sendo composta por ele, mas é apenas especulação por enquanto, de certo mesmo foi negado o pedido de habeas corpus ao vereador Odilon Rocha de Sanção, ou seja nada de mais novo, todos estamos aguardando uma nova posição da justiça com relação ao todo. O que se sabe é que o prefeito Valmir Mariano deve ainda essa semana escolher um novo líder de governo na câmara, e que nessa sessão de terça-feira, 16, completa as 4 sessões ordinárias e caso Odilon e Arenes não retornem da prisão, o atual presidente deve convocar os suplentes Marcelo Parcerim do PMDB e Joelma Leite do PT, por enquanto, mas se houver novas diligencias outros suplentes podem e devem assumir, caso Josineto Feitosa venha a ser preso a pedido do Gaego, ele falou em sessão que na câmara não havia “santos” e iria delatar o que sabe, então vamos esperar as cenas dos próximos capítulos, porque depois de tudo que vem acontecendo, uma bomba pode explodir dentro do município, como nunca aconteceu.

O PMDB de Canaã dos Carajás realizou um encontro de lideranças no último sábado 13, foi muito movimentado nos bastidores antes do evento, mas o evento mesmo em sí, deixou seus organizadores pensativos, não se sabe quem foi convidado, mas o pessoal de peso do PMDB do estado, não tinha ninguém, salvo Chamonzinho e seu pai Chamom, algo de muito estranho no ninho Pmdebista em Canaã pode estar acontecendo, Roberto Andrade atual presidente da legenda, saiu do governo o ano passado, as tendências estão divididas dentro do partido e novidades podem vir por aí. Vamos aguardar.