Só Política

Como foi anunciado aqui no Carajás O jornal, através de uma charge, até que enfim foi preso Josineto Feitosa e seu concunhado Herbert Gomes. Se Josineto Feitosa realmente cumprir sua palavra, ele vai entregar alguns vereadores, secretários e empresários de nossa querida Parauapebas, mas acho pouco provável ele fazer isso. Contudo cada crime que o Josineto confirmar às autoridades sem que elas saibam, ele estará aumentando sua pena na cadeia, por isso, acredito que ele responderá apenas o que lhe for perguntado.

Ao longo de todo processo de investigação do Gaeco, todos os telefones de secretários, vereadores, empresários e outros, estavam grampeados, ao passo que os vereadores pensavam que estavam denunciando o atual prefeito, eles também estavam sendo investigados, ou seja, a faca estava cortando os dois lados, mas na câmara de vereadores pelas palavras de Odilon Rocha de Sanção, a punição veio a galope, e chegou primeiro que no morro dos ventos.

Com a prisão de Josineto Feitosa, espera-se que o caldo vai entornar de vez, mesmo que ele não queira falar muito; os documentos e as licitações da câmara no período de 2013/2014, já falam por si mesma, quando estava legislando esse período, muito se falava que Josineto e Herbert Gomes, estavam aprontando, mas como tudo na vida tem sua hora certa de acontecerem, pronto já chegou o momento de acertar as contas com a justiça. No caso de Herbert Gomes, esse não conhecia Parauapebas, chegou aqui depois que Josineto tornou-se presidente da Casa de Leis, fez tudo que pode e que não podia com as licitações e contratos, logo após ter concluído o mandato de Josineto, esse voltou ao ninho na cidade de Santa Luzia do Tide-MA, origem também de Josineto Feitosa. Me disseram que Herbert ainda está fazendo uma ampla reforma na sua residência naquela localidade, como se sabe que antes dele se tornar diretor administrativo da câmara, ele tinha apenas o dia e a noite porque Deus dá de graça, então acredito que a justiça provavelmente deve arrolar muitas coisas durante o período de investigação nos bens dele e de Josineto.

Josineto todos sabiam que antes da campanha era apenas um professor que fazia greves no bairro Caetanópolis e fechava as ruas principais do bairro, tornando-se líder da região e sagrou-se vereador com a ajuda de Vicente da Umespa, que na ocasião era o presidente do PSDC, partido de origem do mandato de Josineto Feitosa. Logo depois da prisão de Josineto eu perguntei ao Vicente da Umespa, será que você recebeu um livramento de Deus? Com certeza se Josineto não tivesse importado seu concunhado Herbert e deixado de cumprir com Vicente, poderia ser ele que estivesse indo pra cadeia hoje, ou caso ele observasse que a coisa era muito apertada pra ele, talvez saísse do jogo, mas como todos sabemos, dinheiro é coisa que deixa as pessoas com os olhos esbugalhados. Vicente Parabéns a você.

Mas a gente sabe que nossas decisões é fruto daquilo que queremos na vida, eu gostaria muito que nosso ex-presidente da Camara, não tivesse tomado aquela decisão na vida, no dia 1 de janeiro de 2013, quem sabe se ele, tivesse aguardado o seu verdadeiro momento de chegar na presidência, o acordo seria, primeiro o vereador Pavão e no segundo Bienio 2015/16, seria Josineto Feitosa. Hoje Josineto estaria no seu sexto mês de mandato de presidente, Pavão não teria se enfraquecido a ponto de brigar com o atual prefeito, Valmir Mariano, naquele momento eram grandes amigos empresários; talvez Massud, por desespero, também não teria enfrentado e brigado também com o prefeito; Vicente da Umespa teria assumido a secretaria de Habitação, como estava combinado, hoje, Vicente da Umespa estaria entregando as casas populares em nome de Josineto Feitosa, que automaticamente teria sua reeleição garantida 2017/2020.

Quem sabe se nada disso tivesse acontecido o prefeito não teria se zangado com parte da câmara de vereadores e estava tudo em paz, cada um com sua secretaria trabalhando, como sempre aconteceu nos mandatos anteriores. Mas como o ser humano vive de decisões, Josineto Feitosa tomou sua decisão equivocada no início do governo e muitos pagarão o pato dessa decisão, inclusive seus filhos na escola que estudam, muitos amiguinhos deles, não deixarão passar em branco, as palavras serão ouvidas nos corredores das escolas; até onde eu sei, Josineto é um pai amoroso com sua família, esposa e filhos, até mesmo parente de terceiro grau e agora vejam bem o que aconteceu. Que isso sirva de lição para várias pessoas que acompanharam esse desfecho. Lembraremos que temos nossos filhos, somos o espelho pra eles.