Só Política

Uma operação da polícia federal em Parauapebas e Canaã dos Carajás, colocaram algumas pessoas na cadeia semana passada, entre elas a secretaria de educação Juliana e o empresário Valdemar da Pavinorte, esse último já esteve em alguns municípios, como Tucuruí, Parauapebas e agora em Canaã dos Carajás, é conhecido pela má fama de não pagar contas aos credores que pra ele trabalham; aqui mesmo em Parauapebas foram vários calotes que empresários receberam dele, depois ele foi cantar em outra freguesia. Em Canaã dos Carajás, chegou a ser candidato a prefeito, e graças a Deus que o povo não caiu na rede dele, porque se caso isso acontecesse, Canaã dos Carajás poderia dormir lá e amanhecer em Parauapebas, para ver o tanto que a “criança” era perigosa! Mas tudo bem, agora ele está no lugar que já teria que ter ido há bastante tempo. Para mim há surpresa foi a secretária Juliana, essa sim eu tenho minhas dúvidas se ela realmente participou desse esquema todo que estão falando, vinda de família tradicional da nossa cidade, mas, como dizem, onde tem dinheiro, precisa de estarmos de olhos bem abertos, porque as arapucas são grandes e caso não estivermos bem ligados, estamos sujeitos e serem engolidos pela energia da ganância.

Falar em ganância, já vou apresentar um bom exemplo dela para todos aqui que acompanham essa coluna, estamos agora concluindo mas uma etapa da ganância de Josineto Feitosa, nosso “todo poderoso” ex-presidente da câmara de Parauapebas, apesar dele não ter ouvido no dia 1º de janeiro de 2013, as pessoas que elegeram ele vereador de Parauapebas para não trair o grupo e tornar-se presidente a qualquer custo, hoje já estamos vendo as primeiras colheitas do que eu chamo de ganância, pois a vontade de Josineto enriquecer com dinheiro público era tão grande, que ele passou a desconhecer todos os amigos que tinha e não cumpriu com ninguém que o levou ao poder.

Agora o resultado da sua inoperância chegou, vai perder o mandato, não poderá ser candidato na próxima eleição, daqui seis anos quando ele puder ser candidato, os amigos que ele tinha, já não têm mais, e os falsos amigos que ele fez depois de chegar ao poder, esses ele perderá, porque só eram amigos do poder, como ele estará fora do poder, também não terá amigos, a não ser a família. Esse será o saldo que Josineto Feitosa deverá colher nesses próximos anos, mas fica a dica, aos que estão chegando no poder, ou mesmo os que já estão, precisamos de ter cuidado com nossos aliados. Tem mais resultados negativos nesses próximos dias, eu vou falar aqui mesmo na minha coluna, aguardem e logo eu vou mostrar. Políticos não ganham sozinhos as eleições, sempre tem os aliados, mas a grande maioria faz isso, assim que chegam no poder, a primeira coisa que fazem é tirar do jogo os aliados, isso é perigoso politicamente, geralmente esse tipo de político esbarra no primeiro mandato e por lá ficam, depois vem em busca de apoio de novo e com certeza não terá.

Lá em Canaã dos Carajás o prefeito Jeová Andrade está dando uma aula de cumprimento da palavra com seus aliados, assim tem sido nos últimos dois ano e meio de seu mandato. Uma equipe de governo está sempre de olhos abertos e tomando providências em relação às chateações de aliados, tão comum em qualquer governo, mas o que se sabe e ouve falar nos arredores da PMCC é o cumprimento da palavra empenhada com os vereadores, partidos, associações entre outros. Apesar de não ser 100% de aceitação no seu governo, mas a grande maioria da população tem aprovado seu trabalho e a forma de conduzir seu governo. Muito se tem feito naquele Município e deveria servir de base e exemplo aos outros prefeitos da região do Carajás. Semana passada mesmo ele fez inauguração do centro integrado de convivência do idoso, em parceria com a Vale, e foi aplaudido de perto.

Apesar da administração trabalhar muito e pouca divulgação do governo de Jeová Andrade, corre nos bastidores da PMCC, que haverá mudanças na secretaria de comunicação. O atual secretário Carlos Magno, deve assumir outra pasta importante e dar lugar a outro jornalista de Canaã dos Carajás; eu ouvi esse assunto semana passada na inauguração do centro de convivência, mas não tive como confirmar com o gabinete, mas como dizem: onde há fumaça há fogo.

Semana que vem eu confirmo isso, vou em Canaã.