Só Política

Muito se esperou, mas finalmente a justiça dos homens baixou em Parauapebas! Dessa vez o Juiz Libio Moura afastou de uma só vez mais cinco vereadores: Arenes, Josineto Feitosa, Devanir Martins, Luzinete Batista e Major da Mactra. Ainda não dá para fazer uma leitura do todo, apesar do Juiz afastar a mesa diretora da presidência de Josineto Feitosa dos anos de 2013/2014, ainda tem Major da Mactra e Luzinete que são dessa atual mesa; as broncas são outras. Mas como o Juiz deu a decisão, ontem, 31, eu ainda não sei quais foram as broncas desses dois últimos, mas vou descobrir e semana que vem eu falo.

Todos eles estão proibidos de circular nos corredores da câmara e PMP de Parauapebas e do Brasil inteiro, além disso, não pode estar perto das pessoas que tem ligações políticas na cidade, pelo menos dois deles terão que pegar um avião e ir para o garimpo do Cuiu Cuiu, começar tudo de novo. Esse é o chamado “tiro sair pela culatra”, os vereadores mais sujos que lama querendo cassar o mandato do atual prefeito, olha no que deu! Acredito que isso ainda vai render muita coisa e mais cadeia e afastamentos e perdas de mandatos. Na verdade a forma que o Juiz Libio usou, foi apenas para falar que eles não estão fora da cadeira de vereador, porque vão recorrer e receber um “NÃO” em Belém e outro em Brasília, prestem atenção.

Desde que o Juiz Libio Moura participou da primeira eleição de Parauapebas em 2008, ele já mostrou que as coisas dentro da política aqui seria diferente, mas os políticos ainda não perceberam, então as coisas vão se ajustando, tem muita gente que está gostando de ver esse circo pegar fogo, ainda tem políticos e servidores para serem chamados e provavelmente perderão cargos e precisarão devolver dinheiro aos cofres públicos. Esse sentimento que a coisa pública não dá cadeia, precisa terminar. Imagina um cidadão passar a vida inteira trabalhando e muitas vezes não consegue atingir a classe média, agora alguns vereadores, presidentes de câmaras e prefeitos, basta um mandato para ficar milionários e não precisar trabalhar mais, por conta do que roubam de contas públicas, isso precisa de acabar mesmo, Parabéns ao nosso judiciário.

Agora o atual presidente da câmara deverá convocar os suplentes ainda hoje, 1º, na próxima sessão do dia 8, eles já estarão trabalhando, depois disso teremos uma nova eleição e preencher a vacância deixada por Major da Mactra e Luzinete, que são de vice-presidente e segundo secretário da câmara, e com certeza novos desdobramentos acontecerão, mais prisões devem acontecer ao longo desse ano. Os trabalhos do judiciário está nesse momento voltado à câmara de vereadores, acredito eu que depois chegará a vez do Morro dos Ventos, algumas denúncias foram encaminhadas pelos vereadores nas secretarias de educação e saúde, da pasta da educação já tivemos algo trabalhado pela justiça, mais da saúde onde fizeram inclusive CPI, deve ter mais resultados pela frente.

O promotor de Justiça Nelson Medrado, responsável por toda essas operações na PMP disse que só pediria o afastamento do prefeito em último caso, mas os ex-secretários das pastas investigadas não devem sair ilesos dessa, ou seja logo mais na frente teremos mais prisões em nossa querida Parauapebas.

Enquanto o sonho de uns vai acabando, outros sonhos vem renascendo. Massud, por exemplo, vê com bons olhos todo esse movimento, pode sobrar algo pra sua esposa Ângela Pereira Vice-prefeita. Outro que também está gostando muito disso é o ex-prefeito Darci Lermem, ao passo que o mandato do atual prefeito vai esfriando com esses acontecimentos e ele não consegue equilibrar o governo, as chances de Lermem também vem aumentando num possível retorno ao morro dos ventos. No entanto, Darci Lermem tem no seu calo o atual presidente do Siproduz, Marcelo Catalão, esse deve pegar a onda da renovação no atual cenário e surpreender os sufrágios em 2016; nesse novo momento, Marcelo está há um passo de cravar-se como pré-candidato do PMDB ao governo municipal ano que vem, caso isso aconteça boa parte do pessoal que milita no PT, pode correr aos braços do PMDB e ficar tranquilo sem muita confusão, haja visto que o PT e PMDB estão juntos na base do governo federal. No último sábado o ministro da pesca Helder Barbalho esteve em Parauapebas, inaugurou um laboratório de Alevinos na chácara do Elias do Construforte, mas na foto estavam Marcelo Catalão, Elias e Helder, apesar de do ex-prefeito Darci Lermem estar presente no café da manhã no local, seu nome não foi autorizado a ser anunciado pelo anfitrião da casa, logo depois o ministro veio direto ao Parque de Exposições Agropecuária e falou do apoio que recebeu de Marcelo e o apoio que deve dar a ele no futuro. Ou seja pra quem sabe ler um pingo é uma letra.