Estamos no fim do ano, e quase sempre a mesma coisa, troca de presentes, cestas básicas aos mais necessitados, brinquedos às crianças carentes e por aí vai. Politicamente falando, parece que os políticos resolveram dar uma trégua ao prefeito municipal e agora ele sonha em recuperar o tempo perdido, mesmo sonho estão os vereadores que hora eram oposição e hoje é situação; caso de Bruno Soares, Pavão e outros. No entanto fica a pergunta e uma dúvida: será mesmo que há tempo pra recuperar o tempo perdido?
Alguns ex-vereadores, que foram afastados pelo judiciário (leia-se Libio Moura), os sonhos desses de pelo menos tentar algo nessa eleição, já era. Caso de Josineto Feitosa, Odilon, Devanir, Luzinete e Arenes, esses já estão fora da disputa, por conta de tudo que ocorreu; os novos vereadores estão contando que agora podem assumir uma vaga sem suplência, caso de Marcelo Parcerim, Bruno, Pavão esses estarão bem destacados nas próximas eleições, apesar dos pesares.
Mas ainda temos um grande problema para resolver, o atual prefeito Valmir Mariano, além de ter coragem de mexer na máquina administrativa, só poderemos saber o resultado disso no dia 2 de outubro, houve muito avanço da parte de obras de Parauapebas como um todo, na verdade em 3 anos de mandato, as obras do atual prefeito já podem ser comparadas aos outros gestores anteriores, e com uma adendo: todas de alta qualidade, inclusive, pontes e escola; mas houve um retrocesso muito grande quando se resolve a parte política da coisa, por exemplo, os servidores públicos já haviam conquistado no governo anterior o direito de trabalhar direto até as 14 horas e voltar pra casa, mas o jeito “empresa” de governar de Valmir Mariano e que vem dando resultados positivos; a pergunta é, será que os servidores conseguem ver dessa maneira? Ou voltar a trabalhar até as 14 horas é melhor pra cada um deles?
Outro ponto importante que ficou esquecido no governo de Valmir Mariano, foi o trabalho com as entidades que trabalham sem fins lucrativos, algumas delas que estavam num ritmo intenso de trabalho, quando o governo mais técnico de Valmir Mariano chegou, muito, mas, muito mesmo foi cortado na própria carne, como diz o prefeito nas suas falas. Pra isso ele defende com o Mantra “teremos cuidado com o dinheiro publico”, ele falava muito isso aos secretários de governo no início da gestão, até hoje ainda fala. Então vem a pergunta dos que estão de fora, será que ele está tendo cuidado com o dinheiro público mesmo? Seus secretários de governo, estão com a vida no padrão sem se envolver nas verbas públicas?
Tudo isso é uma grande reflexão que faremos ano que vem. Apesar de Valmir da Integral ter encontrado grandes problemas nesses 2,9 anos de gestão, agora as coisas parecem estar mais calma ao lado dele, na briga entre os vereadores ele saiu vencendo esse primeiro Round, foram cinco afastados e ele continua intacto e trabalhando. Tudo vai depender da maneira que ele conduzir o processo eleitoral ano que vem, já se sabe que os vereadores em sua maioria estão do lado dele, vão usar a máquina para chegar onde querem, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Querendo de volta a cadeira do morro dos ventos está José Darci Lermem, esse hoje é o maior adversário do atual prefeito nas pesquisas de opinião pública, e os analistas políticos que estão enganjados na campanha do atual prefeito, sabem disso, inclusive o articulado Wanterlor Bandeira de Lutas, esse sim já começou a fazer o trabalho de desmobilização dentro do Partido dos trabalhadores, no sentido de enfraquecer Darci Lermem e não deixar esse chegar ao morro dos ventos. Em outra vertente existe uma grande incógnita dentro do PMDB, partido que interessa e muito as bases do governo, mas segundo fontes fidedigna, Darci Lermem se quiser ainda pode colocar agua nessa maisena, algumas lideranças do próprio PT estão de acordo que Darci Lermem saia do PT e venha ou para o PMDB ou PROS, hoje na mão de Branco da White, amigo pessoal e de confiança de Darci Lermem, ou seja ainda tem muita agua pra correr embaixo dessa ponte.
Concluindo a questão ainda temos Marcelo Catalão esse também vem rasgando a taioba e forte, seu grupo político de apoio já mostrou nas últimas eleições o potencial do garoto, então eu digo o seguinte, nessas eleições do ano vindouro, muita coisa ainda pode acontecer, inclusive nada. Feliz natal e prospero ano novo a todos.