Só Política

Até o dia 2 de abril muitas mudanças ainda vão acontecer, foram vários vereadores que mudaram de partido, o SD por exemplo, que recebeu 7 vereadores em 2013 numa jogada do ex-vereador Odilom Rocha e Josineto Feitosa, agora ficou apenas com o vereador Pavão, esse deve ser o novo presidente em poucos dias, Bruno Soares saiu do PP e foi junto com Joelma Leite para o PSD. O vereador Zacarias que também estava no PP, foi para o PSDB, a vereadora Eliene Soares foi se abrigar no PMDB, junto com o ex-prefeito Darci Lermem, no caso a suplente de vereadora Irmã Teca ex-PV, também está hoje no PMDB, o vereador Dr Charles Borges está abrigado no PROS, Branco da White recebeu ele lá; já João do Feijão foi abrigar-se no PV de Joel, o vereador afastado das funções Josineto Feitosa, foi para o PHS e finalmente o presidente da Câmara Brás foi para o PSD do governo aos 48 do segundo tempo. A vereadora afastada das funções Irmã Luzinete apesar de buscar alguns partidos, não conseguiu filiação, permanecendo no PV.

         Essa mexida nas pedras que foi feita nesses últimos dias com o fechamento dos vereadores que tinham mandato, porque a janela seria até sexta-feira 18, dentro do PSD a coisa esquentou para o lado de alguns pré-candidatos que estão por lá, imagina o tamanho da disputa que teremos dentro do partido, são 3 vereadores, Joelma Leite, Bruno Soares e Brás, além do secretário de produção rural Horácio Martins, o ex-assessor de comunicação Marcel Nogueira, a ex-secretária de administração Leudeci Leão, todos em busca de no máximo 3 cadeiras, ou seja teremos nesse partido candidatos acima de 2 mil votos que vão ficar de fora da legislatura.         

Com essa acredito que; aqueles que não têm mandato devem buscar outras legendas para abrigarem até o dia 2 de Abril, porque concorrer com três vereadores e realmente sentar na cadeira não será fácil, é uma tarefa muito difícil. No PT com a saída de Darci Lermem houve também uma revoada de lideres para acompanhar Darci no PMDB, a vereadora Eliene Soares, mostrou fidelidade e apreço ao Lermem e o acompanhou; no evento a noite tinha alguns petistas inclusive no palco onde estavam as autoridades e disse que não descia dali, porque eles tinham trabalhado para colocar Darci no poder e ficaria ao seu lado.

Com isso o PMDB cresce na região e vai afunilando os mandatos da microrregião, no caso Canaã dos Carajás e Curionópolis, agora eles querem Parauapebas do PMDB. As mulheres do PMDB também recebeu uma força valiosa, chegaram duas mulheres, Irmã Teca e Eliene Soares, elas vem somar força com a nova presidente do PMDB mulher, Amara Melo, uma fiel escudeira da legenda, apesar de estar desde o nascimento dentro do PMDB, agora chegou o reconhecimento e Amara tornou-se a presidente do PMDB mulher, o evento de posse deverá acontecer no próximo dia 29 de abril, data também que estará aniversariando Amara Melo e segundo ela fará apenas uma festa e comemorar. Amara hoje está num lugar de destaque dentro do PMDB e já conta com apoio das principais cabeças do partido, como Chamonzinho e seu pai Chamom, além de outras lideranças local, ela deve com certeza ser uma das vereadoras desse próximo mandato, com uma ONG denominada Cor de Rosa, Amara vem fazendo um trabalho sério e atencioso com as mulheres que tem câncer em nossa região do Carajás.

A briga pelo poder em Parauapebas não será fácil nos próximos meses, jamais tivemos uma disputa tão acirrada nesses últimos anos, vem o governo com o PSD e câmara de vereadores pra ganhar a reeleição numa grande disputa, de outro lado vem Marcelo Catalão no DEM, várias entidades e associações estão querendo Marcelo no poder, vem também o ex-prefeito Darci Lermem, “o encantador de serpentes” que apesar das suas falhas no governo, governou com uma distribuição de renda bem melhor que os dias atuais, no caso o atual prefeito não soube como distribuir melhor as rendas, mas fez obras gigantescas que farão a diferença nas propagandas de governo nas eleições. A decisão do Partido dos trabalhadores terá grande influencia nessas eleições, ficaram os vereadores Miquinhas e Euzébio, que de uma forma clássica faz apoio ao Velhote, o ex-vereador Wanterlor Bandeira e atual chefe de gabinete conhece bem esses caminhos e como fazer para trazer pra dentro do governo os petistas, já tem outra ala que prefere acompanhar Darci Lermem, outros querem fazer compromisso com Marcelo Catalão. Será o que vai prevalecer? Vamos acompanhar.