Só Politica

Há dois meses passados, exatamente no feriado de carnaval, eu pude perceber o inferno que é aquele Hospital Municipal, minha filha de 9 anos, foi acometida de uma infecção intestinal e eu precisei leva-la no HMP, minha sorte que tenho pessoas que conheço do hospital no dia a dia, mas mesmo assim, por uma simples infecção, passei praticamente o carnaval por lá e no final das contas, tive que concluir o tratamento dela em um hospital particular; fiquei pensando como estava a vida de um cidadão comum, que não conhecia ninguém ali naquele inferno. Mas nesse intervalo que estive com minha filha no hospital encontrei-me com o amigo de longas datas Dr Bento, disse a ele o que estava acontecendo com minha filha, ele consultou ela e depois pediu alguns exames, como eu já tinha vindo da UPA que não teve como resolver por lá e cheguei tarde da noite, ele Dr Bento já estava saindo do plantão;  lá fora começamos a conversar de politica, até porque já estivemos juntos no PPS por longos anos e logo a conversa fluiu, mas eu vi naquele momento uma preocupação nele em relação ao seu ponto de aluguel que estava a cargo da PMP, e me disse que eles não pagava o que deviam e nem entregavam o ponto comercial.

Em outro momento encontrei Dr Bento no supermercado e perguntei se o caso já tinha sido resolvido, e ele me disse que o secretário teria dito que resolveria daí em diante, não vi mais Dr Bento. Esse fim de semana estava em Belém resolvendo umas coisas pessoais e da empresa, quando recebo a noticia pelas redes sociais que Dr Bento teria se envolvido em discussão com o adjunto da secretaria de saúde  Juranduir, logo depois ele passou mal e foi atendido por uma colega de trabalho, ainda acompanhei que os médicos o levaram para Araguaína e de lá ele não resistiu e veio a óbito.

Ficaram algumas perguntas no ar? O que será que foi a conversa deles, em que tom ele foi recebido? Juranduir apesar de ser um homem calmo e sensato, recebeu nesse mesmo tom Dr Bento naquele momento? O que será que aconteceu? De uma coisa eu tenho certeza, tem algo errado em tudo isso; vou mudar o jeito de perguntar.

Será que se o governo tivesse pago Dr Bento e entregado seu ponto de volta reformado; ele teria morrido de enfarto? São duvidas que pairam as cabeças dos parauapebense, quem conhece de perto a pessoa do Juranduir, sabe que ele é incapaz de fazer mal há uma ser humano, isso é que se falava dele há poucos meses passados. No entanto nos últimos dias dele no gabinete, e logo que foi para a secretaria de saúde, eu mesmo já tinha ouvido falar, que ele estava meio arrogante com algumas pessoas, que estavam cobrando o governo. Na verdade só podemos saber quem realmente são as pessoas, depois que entregam nas mãos delas, o poder; caso isso aconteça e a pessoa continua humilde, aí sim, esse está provado; mas pelo visto não foi o que estava acontecendo nos últimos dias com Juranduir, eu não quero julga-lo aqui nesse espaço, mas vou conversar com a médica que atendeu Dr Bento, logo após as discussões dele com Juranduir, e ela vai me dizer o que ele falou, ou que falaram; eu volto com esse assunto aqui neste espaço que é meu.

Agora a gente sabe que a saúde de todo Brasil não está lá essas coisas, no Rio de Janeiro nesses dias não tem nenhum tipo de atendimento, mas nós aqui em Parauapebas chegamos a um lugar, que só se chamar a policia para prender sei lá quem; vejamos que hoje naquele hospital os atendimentos, do mais simples que seja, nada funciona, falo porque precisei, não é ninguém que me falou. Em entrevista a presidente dos médicos em Parauapebas disse, que não adianta mais conversar com o prefeito e seu secretário, nada se cumpre, nada, já foram algumas reuniões, e com a morte do Dr Bento, foi apenas a gota d’água, que precisavam para as coisas se agravarem e quem paga o pato é a população de baixa renda, aqueles que têm um dinheirinho, ainda vai ao particular, mas aqueles que estão desempregados e sem onde morar, muitas vezes, precisam do hospital municipal, na denuncia a presidente da classe disse que, voltou o coronelismo dentro do HMP, segundo ela o secretario é um Coronel das forças armadas e parece que não se lembra que está dentro de um hospital falando com médicos. Eu tentei falar com o secretario para ele dar uma explicação disso, ninguém conseguia falar com ele, sabe-se lá onde ele estava. Vamos pra frente.