Esse fim de semana teve vários acontecimentos políticos importantes na nossa região, um deles foi o lançamento da pré-candidatura a prefeita da contadora Orlene no município de Canaã dos Carajás, apesar dos números estarem positivos ao atual prefeito Jeová Andrade do PMDB, mas a oposição começou a crescer pelo menos em numero de candidatos, só nesse evento de Orlene, estavam presentes Dra Marilda do PPS, Toni Moraes do PSD, o ex-prefeito Anuar Alves, e agora Orlene, todos já estavam falando em um grupo de coalisão, ou seja, vão se unir e se opor e mostrar as mazelas que ainda existem no município de Canaã dos Carajás, apesar da grande arrecadação, conforme foi falado abertamente pelo lideres da oposição. Um dos convidados de Orlene de nome Frazão, um médico bioquímico fez graves criticas em relação ao governo de Jeová Andrade, um dos alvos do munícipe foi uma possível assistência de licitação, sempre aos mesmos empresários que estão próximos do governo, ainda de acordo com o médico, são várias empresas fechando as portas em Canaã dos Carajás, porque o mercado não é aberto para todos. Ele ainda pediu que o ministério público dessa uma passadinha por lá e observasse o que está acontecendo com essas mesmas empresas que sempre ganham as licitações. Nos corredores do evento eu conversei com o médico e ele disse que tem pessoas dentro do governo que indica mais de dez empresas de todos os ramos pra ganhar as licitações, apesar de não ter prova disso e não ser uma verdade absoluta cabe ao ministério publico investigar, no momento eu pedi a ele que trouxesse indícios dessas manobras de licitações que a gente publicava na integra aqui no Carajás o Jornal, apesar de ser perigoso, porque mexe onde está sendo tirado dinheiro, mas eu volto a dizer, que tal o ministério publico investigar.
Também nas falas dos presentes no evento destaque a contadora Orlene, ela explicou onze motivos que o povo de Canaã dos Carajás poderia optar por escolher seu nome ou de seu grupo nas eleições vindoura, entre elas, falou de educação, saúde, transito entre outros, mostrou também como fazer para mudar a condição de moradia, por exemplo, na verdade, Orlene se saiu muito bem nas suas explicações. Parece que agora com o crescimento da oposição, os sentimentos de “já ganhou” dos lideres do prefeito, talvez mude e eles pisem no chão, como disse Orlene em seu discurso, uma das coisas que foi bem falada, era a relação de recebimento nos cofres públicos, mais de um milhão de reais por dia e ainda um povo tão pobre como o de Canaã dos Carajás.
Aqui em Parauapebas a briga pelo poder entre os grupos rivais de Darci Lermem e Valmir Mariano, aumentou e muito nos últimos dias, agora são farpas trocadas de todos os lados, isso tem aumentado e muito nas ultimas semanas. Por exemplo, o atual prefeito Valmir Mariano no ultimo fim de semana foi em Belém e recebeu um premio destaque, na categoria Sebrae prefeito empreendedor, também mostrando que ele vem forte para barrar a tentativa do grupo contrario querer o Morro dos Ventos. O atual prefeito vem se destacando com as obras que foram feitas, ao longo do mandato e foi várias, ele aproveita esse cenário e diz que não está preocupado com a oposição.
No caso a oposição mais aguerrida nesse momento é a de Darci Lermem, que também nesse fim de semana fez um evento e reuniu com as lideranças no colégio Amazom, quem esteve presente disse que foram mais de 3 mil pessoas, lá foi apresentado a nova plataforma de governo, com os olhos direcionados no povo, em resoluções mais humanísticas e com isso atingir a classe mais pobre, os trabalhadores humildes; na reunião Darci disse que vai retornar o funcionamento mínimo das instituições sociais da cidade, que já se encontram em fase lamentável de abandono, outro discurso dele foi a questão das divisões de renda a todos os trabalhadores, segundo ele o pequeno empresário foi abandonado pelo poder publico e meia dúzia ganha dinheiro e o restante está fechando as portas, muitos empresários estão insatisfeitos com tudo isso, assim ele quer refazer todo esse movimento.
Assim vamos esperar o que acontecerá nos próximos meses, diante de tudo isso. São dois grupos poderosos, um está no mandato e outro saiu a três anos da cadeira, mas pelo visto, tem muita gente poderosa também que está do lado. Só esperando pra ver, os tambores estão esquentando, por aqui nós vamos seguindo e mostrando os bastidores de tudo. Semana que vem temos novidade. Aguardem.