Só Política

O secretário de defesa institucional, Hipólito Gomes, depois de alguns meses de trabalho, pediu exoneração do cargo. Segundo ele, os motivos foram pessoais e ele precisa de tempo para cuidar das suas coisas. Eu sei que o município perdeu muito com a saída dele, Hipólito é uma das pratas da casa que fazia direitinho seu trabalho. Assim que recebeu a secretaria, tinha apenas um decreto da criação dela, desde arrumar ponto estratégico, servidores, parcerias importantes e outros afins, tudo foi realizado por Hipólito e sua equipe; o vereador Devanir Martins que indicou Hipólito ao cargo, continua com a indicação do próximo secretario. Nós aqui do Carajás o Jornal, deixamos nosso abraço e atestamos o esforço conjunto feito por Hipólito na sua jornada de 14 meses. Nossos parabéns.

Nessa ultima sexta-feira 3 o Partido dos Trabalhadores (PT), reuniu sua diretoria para decidir alguns rumos que precisam ser avaliados durante a gestão do prefeito Valmir Mariano; alguns filiados e simpatizantes reclamam que não há um consenso entre os vereadores da câmara, onde dois deles Mikinhas e Euzébio fazem o chamado G2 e  não votam as matérias contrárias ao interesse do governo; já os vereadores Arenes e Eliene Soares fazem aquela oposição vigiada, e nos bastidores a coisa já começou a esquentar. Segundo uma fonte petista, os diretores estão querendo ficar mesmo na oposição e acompanhar o ex-prefeito Darci Lermem, além dos dois vereadores, mas não conseguiram se entender nessa reunião. Ficou certo que na chegada de Darci Lermem as coisas serão resolvidas de uma vez.

Um dos problemas a ser enfrentado é que na base do PT Nacional está o PSD, partido do atual prefeito de Parauapebas e fica a pergunta no ar: em Brasília o PSD é base da Dilma? Porque aqui em Parauapebas não pode ser? Isso tem gerado grandes discussões na base petista de Parauapebas, ainda segundo minha fonte, ou os vereadores saem da base governista, ou eles ficarão sozinhos na legenda, uma revoada de petista está certa até final de setembro, prazo máximo das filiações para aqueles que querem ser candidatos aos cargos eletivos. Porém há uma saída aos vereadores que estão querendo ficar na base do prefeito, o partido REDE da Marina está prontinho até junho aos que precisam sair de suas bases. Então isso é briga de gente grande, vamos aguardar.

Já na câmara de Parauapebas os ânimos que estavam bastantes exaltados, parece que diminuíram desde a ultima sessão, os vereadores da oposição não compareceram na sessão e ficou um vazio na cabeça das pessoas que queriam ver o circo pegar fogo; falei com uma fonte que está do lado da oposição e esta me disse que o trabalho deles já foi feito, agora é esperar os órgãos que podem fazer alguma se manifestar, como Ministério Publico e outros órgãos federais. Enquanto isso o atual prefeito vai trabalhando o contrário e chamando suas bases e fechando o cerco dos oposicionistas, no caso da vereadora Luzinete por exemplo, todos seus servidores que estavam contratados pela PMP, foram demitidos, o prefeito disse nos bastidores que não pretende mais trabalhar com ela no seu mandato e que ela pode ser feliz na oposição, além de Pavão e Dr. Charles, esses vão ficar na oposição.

Já tem outros vereadores que podem voltar a compor a base governista, precisando de ajustes de detalhe, caso de Josineto, Bruno Soares, Arenes, esses podem voltar a compor o governo, vai depender apenas de conversa de bastidores, uma das propostas que poderá ser feita a esses vereadores é a chamada oposição “Vigiada”, aquela que o vereador pode ir até um determinado “momento”, caso ultrapasse a linha do acordo, é chamado a atenção nos gabinetes, isso poderá acontecer, mas nada é certo.

Alguns deles têm a esperança que o prefeito possa sofrer algumas sanções administrativas e seja afastado por 30 ou 90 dias, isso daria fôlego ao grupo da atual vice-prefeita Ângela Pereira, que espera por isso, mais que todos. Já no grupo que está o outro lado da oposição, leia-se Marcelo Catalão e Darci Lermem, eles também torcem pra que esse vai e vem na justiça do atual prefeito aconteça, porque as bases deixam de ficar solidas e abre caminho pra oposição trabalhar na falhas administrativas. Porém o prefeito segue firme no seu propósito de governar e bem pra toda Parauapebas, ainda disse que a partir do ano que vem o povo da nossa cidade vai reconhecer de fato todo trabalho dele que já foi feito e com certeza ele vem firme pra ganhar novamente as eleições de 2016.