SOB NOVA DIREÇÃO: Vale anuncia nome de seu próximo presidente

A Vale (VALE3), enfim, anunciou o nome do seu novo CEO: Gustavo Pimenta assumirá o comando da empresa no ano de 2025 após uma decisão unânime do Conselho de Administração da empresa.

Com a decisão sobre o CEO da Vale, se encerra uma novela extensa, dado que os últimos meses foram marcados por especulações sobre o nome que substituiria Eduardo Bartolomeo no próximo ano.

Isso, dado que algumas especulações citavam pressão de Brasília dentro da companhia. Apesar de ser uma empresa privada e uma corporation – empresa com controle diluído – a mineradora tem como seu maior acionista individual a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BBAS3), por quem o governo exerce pressão.

Contudo, a escolha de Gustavo Pimenta foi relativamente bem vista pelo mercado, dado que o Vale executivo já estava na Vale e é um executivo; um nome vinculado ao mercado, acalmando os ânimos sobre uma possível ‘influência política’, como foi citado por um dos conselheiros que renunciou há alguns meses.

A resposta de imediato, no preço das ações da Vale, é positiva – os papéis VALE3 sobem cerca de 3% nesta terça (27) com o mercado digerindo o novo nome para comandar a companhia.

Além disso, analistas teceram elogios ao nome de Pimenta. A troca é vista com bons olhos e, nesse sentido, a expectativa é de que a estratégia e as diretrizes da atual gestão sejam mantidas.