Sul e Sudeste: Projetos de indicação do deputado estadual Dirceu Ten Caten para a educação superior é aceita pelo governador do Pará

Visando garantir mais educação à população da região sul e sudeste do Pará, o deputado estadual Dirceu Ten Caten (PT) encaminhou ao governador Helder Barbalho (MDB) a proposta para a criação de duas novas universidades para a região, o que foi acatado pelo governo do Pará.

Em visita a Parauapebas, sudeste paraense, o chefe do executivo, anunciou que, até o final deste ano, deve encaminhar à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) um Projeto de Lei para a criação de mais duas universidades estaduais nas regiões Sul e Sudeste e Oeste do Pará.

(Helder Barbalho (MDB) – Governador do Estado do Pará)

“Avançando na região Sudeste do Estado, como também no Sul, para que toda a juventude do Sul e Sudeste do Pará não precise se deslocar até Belém para realizar o sonho de acesso ao ensino superior, com a qualidade devida”. Pontuou.

O investimento representa para a região novas oportunidades e desafios na educação superior, tornando assim o sul e sudeste referência na formação de jovens e adultos.

Em sua proposta o deputado Dirceu Ten Caten sugere ao Governador do Estado, para apresentar ao legislativo estadual o Projeto de Lei para a criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará – UESSPA, a ideia é que a iniciativa aconteça por meio do desmembramento da Universidade do Estado do Pará — UEPA, objetivando ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária.

A UESSPA terá sede no Município de Marabá e possuirá área de abrangência nos mesmos municípios da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. Atendendo as necessidades dos municípios de Marabá, Canaã dos Carajás, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

Para o deputado, a criação da UESSPA se faz necessária, expandindo assim, as instituições estaduais de educação superior, para garantir a ampliação do número de vagas, a diversidade de formações oferecidas, além de promover o desenvolvimento científico e tecnológico e “reduzir as desigualdades sociais e regionais”, conforme prevê a Constituição Federal. Além de promover o desenvolvimento educacional e econômico da região com a geração de emprego e renda.

(Dirceu Ten Caten (PT) – Deputado Estadual)

“ É muito gratificante saber que o governador Helder Barbalho, atende nossas demandas e que essas regiões beneficiadas contarão com crescimento, investimento em geração de emprego e acesso a serviços. O Pará está no rumo certo e, com essa conquista, vamos caminhar para outro patamar de desenvolvimento!” Frisou o deputado.

A segunda universidade irá beneficiar a população da região oeste do Pará com a criação da Universidade Estadual do Oeste do Pará – UEOPA, o que facilitará o acesso da população paraense à universidade, garantindo qualificação e ampliando as oportunidades de mercado.

Visando garantir educação por todo Pará, a Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA), que tem como presidente o deputado estadual Chicão (MDB), tem acatado os projetos de leis que visam proporcionar ensino de qualidade aos paraenses, e a criação de duas novas universidade é a prova de que o executivo e legislativo vem trabalhando na realização do sonho de quem almeja cursar o ensino superior.

(Chicão (MDB) – presidente da Alepa)

Texto: Hilda Barros