Quem reside na ‘capital do minério’, certamente também conhece os famosos ‘três de minério da Vale’. Com aproximadamente 330 vagões, essas máquinas são consideradas os maiores trens do mundo e são a principal forma de transporte do Minério de Ferro que é extraído nas minas do Corredor Norte. Mas e o Trenzinho da Tia Vivi? Você conhece? Já ouviu falar?
A ideia criativa de casal de parauapebenses, Antônio João Valamiel e Viviane Oliveira Valamiel, já está se tornando a mais nova atração turística do município. Com menos de um mês, o Trenzinho das Tia Vivi já arranca sorrisos de milhares de pessoas de todas as idades em seus passeios noturnos, proporcionando um agradável passeio pelas principais ruas de Parauapebas.
Homem Aranha, Pantera Negra, Superman e outros: Todos os dias, Antônio Valamiel, que também é o “maquinista” do Trenzinho, usa uma fantasia diferente. Viviane também não fica para trás e vestida de Mulher Maravilha, Chiquinha e inúmeras outras personagens é quem anima os passageiros abordo do trem.
Em uma entrevista ao portal de notícias, Carajás o Jornal, o casal falou que foram aproximadamente 10 meses de planejamento até a primeira viagem e que, a ideia surgiu durante uma caminha, enquanto falavam sobre as poucas opções de lazer que a cidade oferece. “A gente queria algo que fosse bom para a gente e para Parauapebas, e que, ao mesmo tempo, fosse viável. Foram 06 meses para o transformar o caminhão em um trem”, disse Antônio Valamiel.
Já Viviane, conta que a ideia das fantasias é propor uma forma de lazer em família, com brincadeiras para todas as idades. “O sorriso é a chave do negócio e o nosso intuito sempre foi esse; proporcionar um local onde as pessoas pudessem passear com a suas famílias e resgatar esse elo familiar importantíssimo”, disse Viviane.
Além de alegria e diversão, o Trenzinho da Tia Vivi também é símbolo de segurança e acessibilidade e conta, inclusive, com vagas para cadeirantes. Os passeios duram em média de 40 a 50 minutos e a rota percorre as principais ruas de Parauapebas.
Para ficar informado sobre os dias, horários e percurso, é só entrar em contato com a Tia Vivi ou o herói maquinistas do trenzinho, através dos contados (94) 981151131 (94) 984072707 / trenzinhodatiavivi@gmail.com ou através do instagram do Trenzinho da Tia Vivi
Diariamente centenas de pessoas participam das viagens pelas principais ruas da cidade.
Todos os dias o casal veste uma fantasia diferente.
Antônio João Valamiel e Viviane Oliveira Valamiel, são casados e moram em Parauapebas há mais de 20 anos.
(Reportagem: Fernando Bonfim)