“Um mundo de aventuras além das Pipas” foi tema da ação lúdica realizada pela Guarda Municipal para a garotada de Parauapebas

Com um mundo cada vez mais digital, se aventurar em histórias se tornou algo cada vez mais incomum no cotidiano de muitas crianças. Com conteúdo na palma da mão, a leitura de um bom livro e de autores que auxiliam no aprendizado ou que levam os pequeninos a viajar em um mundo mágico se tornou cena rara de se ver atualmente.

Mas, quando eles não estão presos a tela de um celular, a turma procura outras formas de diversão, e é aí que mora o perigo, com a chegada das férias, um dos atrativos da garotada é a brincadeira de empinar/soltar pipa, um risco que pode trazer graves consequências. E foi pensando em garantir segurança e uma diversão saudável às crianças de Parauapebas que o Grupamento Comunitário Escolar (GCE) da Guarda Municipal realizou uma ação lúdica na Praça do Alvará, um dos pontos turísticos e de lazer de Parauapebas, sudeste do Pará.

Com o tema “Um mundo de aventuras além das Pipas” os agentes proporcionaram uma tarde de leitura e de muita diversão, e mesmo estando em período de férias meninos e meninas aproveitaram o momento para usar a imaginação e se divertir no mundo da literatura.

A ação da Guarda Municipal faz parte da Operação Vidas Por um Fio, desenvolvida pela prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e tem por objetivo garantir segurança evitando acidentes ao brincante e a terceiros.

Na oportunidade, a equipe destacou ao público infantil que soltar pipa é divertido, porém, a leitura proporciona um mundo de possibilidade, além de ampliar o conhecimento, desperta a imaginação e estimula a curiosidade, além de ser uma brincadeira saudável.

“ Foi uma forma encontrada de tirar essas crianças do perigo das ruas, além de incentivar a leitura. Conseguimos reunir a garotada para uma brincadeira sadia e de muito aprendizado”. Frisou GM Vieira – INSP. Grupamento Comunitário Escolar da Guarda Municipal.

Na ocasião  leituras mirins que já leram mais de 20 livros puderam compartilhar com as outras crianças sua experiência com os livros.


“ A interação é uma forma de mostrar para outras crianças que empinar pipa é muito legal, mas que ler um livro também é muito divertido.” Pontou Vieira.

Na ocasião, cada criança pode adotar um livro e levar para a casa a experiência de viajar por cada página. os livros foram arrecadados junto aos servidores da Semsi.

Por: Hilda Barros / Fotos: Guarda Municipal ( Semsi)