Uma nova visão: jovens de Canaã comemoram participação no I Fórum de prevenção a gravidez na adolescência

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou, neste sábado (15), o I Fórum com e para adolescentes: autocuidado, autorresponsabilidade e projeto de vida. O evento reuniu cerca de 240 jovens de escolas municipais e estaduais de Canaã e contou com palestras, rodas de conversas e dinâmicas para levar mais conhecimentos aos estudantes.

Maria Eduarda Silva, estudante, celebra com entusiasmo a participação no fórum e ressalta a importância das atividades para a formação de jovens do município. “Hoje nós vemos muitas crianças de 12, 13 anos grávidas e, muitas vezes, é por falta de conhecimento, por falta de informação sobre o autocuidado, por não saber se impor, por não saber dizer não e não se conhecer. Eu creio que esse fórum trará muito conhecimento e abrirá muito os nossos pensamentos, trará uma nova visão para os nossos jovens.”

A nova visão a que se refere Maria Eduarda é uma necessidade latente no município, já que, segundo o DATASUS, o Pará é o estado brasileiro com maior índice de gravidez de jovens com idades entre 10 e 19 anos. 

Com o objetivo de mobilizar e conscientizar adolescentes e jovens nas temáticas de sexualidade na adolescência, que foca no autocuidado e na autorresponsabilidade, o CMDCA busca construir pontes para discutir a gravidez na adolescência, o protagonismo juvenil e projeto de vida dos jovens da região. Para Ricardo de Castro, psicólogo, “uma das questões centrais do projeto de vida é o entendimento de que os adolescentes já são pessoas, não apenas do futuro, mas do presente, e que podem mudar o mundo”.

Dessa forma, a proposta da equipe é trabalhar a prevenção à gravidez na adolescência, fortalecendo os/as adolescentes para reconhecerem situações de vulnerabilidades mais recorrentes e aprenderem a se posicionar diante delas.